Outono chega com 20 pontos próprios para banho nas praias da Serra

Os principais pontos de Manguinhos, Bicanga, Carapebus, Jacaraípe e Nova Almeida estão liberados para os banhistas

Outono chega com 20 pontos próprios para banho nas praias da Serra

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Edson Reis

Quem quiser curtir o litoral da Serra no primeiro final de semana do outono terá à disposição 20 pontos próprios para banho. O resultado faz parte do relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento de Saneamento Ambiental (DAS). Esta análise é válida por sete dias, até 29 de março. O monitoramento é feito em 26 pontos de estudo.

São seis locais impróprios. São eles: foz do rio Reis Magos, Nova Almeida (altura da Choperia da Orla), Barrote (praia de Jacaraípe), foz do Irema, córrego Maringá e foz do rio Guaxindiba.

Todos os lugares de pesquisa contam com placas de sinalização instaladas nos pontos de coleta indicando a qualidade da água.

O relatório completo pode ser conferido clicando aqui: Balneabilidade das praias da Serra.

Banho deve ser evitado em área de foz

O Departamento de Saneamento Ambiental recomenda que os banhistas sigam a orientação do relatório de balneabilidade, não entrando no mar em praias consideradas impróprias. Nesses locais, o contato com a água pode trazer riscos à saúde.

Além disso, também se deve:

- Evitar o contato com rios e córregos que desaguam nas praias;

- Evitar locais próximos a foz de rios e córregos após chuvas fortes;

- Evitar a ingestão de água do mar, com atenção redobrada com crianças e idosos.