Parque da Cidade ganha nascente de água limpa

A nascente faz "brotar" três cursos d'água limpa em uma área que foi recentemente reflorestada, durante as obras de expansão do Parque da Cidade

Parque da Cidade ganha nascente de água limpa


Texto: Gabriela Conti - Foto: semma

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado hoje, dia 5 de junho), a natureza brindou os moradores da Serra com o melhor dos presentes: uma nascente de água limpa do córrego Laranjeiras foi encontrada bem no coração do Parque da Cidade. 

A nascente faz "brotar" três cursos d'água limpa em uma área que foi recentemente reflorestada, durante as obras de expansão do Parque da Cidade. A descoberta foi feita pelo biólogo, professor e coordenador do Parque, Nagibi Neto.

"É o presente do ano para o Parque da Cidade neste momento em que estamos passando por tantos problemas. Eu encontrei o curso da água há um mês e fiquei observando se iria aumentar e se era realmente uma nascente, para ter certeza de que não se tratava de água acumulada da chuva ou alguma infiltração", comentou Nagibi.   

De acordo com Nagibi, as árvores funcionam como esponjas que atraem e armazenam as águas das chuvas, mantendo essa água na superfície próxima ao lençol freático. Quando não está chovendo, as árvores liberam essa água na atmosfera em forma de vapor, pelas folhas, e também no solo, por suas raízes. E essa água forma as nascentes.  

"No passado, esse córrego nascia no Parque da Cidade e corria até Manguinhos. Com o tempo, as pessoas passaram a descartar lixo na região e a nascente sumiu. As obras de expansão do Parque, a retirada de lixo da área e o plantio de fragmentos da mata que inserimos na bacia do córrego, tudo isso contribuiu para que a nascente ressurgisse", explicou Nagibi.

É importante lembrar que devido à pandemia do novo coronavírus, o Parque da Cidade está fechado ao público.

Plantio de árvores

No ano passado, o Parque da Cidade ganhou novas 500 árvores. De acordo com a secretária de Meio Ambiente (Semma), Áurea Almeida, esse plantio exerceu papel decisivo para o aparecimento dessa nascente do corrégo Laranjeiras no local.

"A nascente foi um verdadeiro presente. E é a maior comprovação da importância do reflorestamento. Limpamos a área, tiramos as espécies exóticas que atrapalhavam o desenvolvimento das demais árvores e reintroduzimos exemplares de espécies nativas", explicou Áurea.

Na ocasião, foram inseridos exemplares de plantas nativas, como Ipê, Pau-Brasil, Pau-Ferro, Quaresmeiras e Pata-de-Vaca.