Pessoas em situação de rua iniciam curso de garçom

Curso tem duração de 12 semanas e gera certificado de 240 horas

Pessoas em situação de rua iniciam curso de garçom


Texto: Breno Alexandre - Foto: Breno Alexandre / Secom PMS

As pessoas em situação de rua atendidas pelo Centros Pop deram início ao curso de garçom, promovido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Senac-ES. Duas turmas, com 12 alunos cada, participarão das aulas até o dia 31 de maio, totalizando 240 horas.

A oportunidade alavanca a ideia de que, a partir da inserção em um ambiente educacional, há uma perspectiva de avanço na condição social e norteia a vida profissional desse público. O objetivo é promover a independência financeira desta população por meio da qualificação profissional. 

Carlos André Fonseca é um dos contemplados pela iniciativa. Ele ficou sabendo do programa por meio do Centro Pop em que faz acompanhamento e abraçou a oportunidade para estar melhor inserido no mercado de trabalho.

“Eu já trabalhei de garçom algumas vezes, mas vim para que eu possa me aperfeiçoar mais na profissão e crescer na empresa que eu for trabalhar”, contou entusiasmado.

A professora Letícia Guilherme, que dá aulas para a turma, reforça que a participação dos alunos é um diferencial nas aulas.

“Está sendo uma experiência fantástica. Os alunos participam do começo ao final da aula, querem saber e trazem novidades. Tenho certeza que serão excelentes profissionais”, afirma.

Além do curso, os alunos recebem também o uniforme, uma importante ferramenta de trabalho. Assim, é possível terminar a capacitação com o equipamento adequado para a recolocação no mercado de trabalho formal ou informal.

Leandro de Oliveira, também aluno do curso, conta que o momento foi um divisor de água para a especialização e a busca por um emprego.

“Nós aprendemos desde o ponto de vista teórico até as técnicas para montar os pratos, guardanapos e segurar a bandeja. Nós vamos sair daqui preparados para trabalhar nos melhores restaurantes do mundo”, assegura.

A secretária de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda, Claudia Silva, ressalta a importância da inclusão social a partir da qualificação profissional e da oportunidade de inserção das pessoas  em situação de rua no mercado de trabalho.

"Ao fomentar e garantir a inclusão produtiva dessas pessoas, temos a expectativa de oportunizar uma saída digna das ruas, que superem e ressignifiquem suas histórias de vida", destaca.