Defesa Civil da Serra elabora Plano de Contingência para períodos de chuva na cidade
Em períodos de chuvas fortes, plano será executado em conjunto com as secretarias municipais
Texto: Mariana Santos
- Foto: Edson Reis/PMS
A Defesa Cívil da Serra, em conjunto com as demais secretarias da Prefeitura da Serra, está trabalhando no Plano de Contingência, que tem como objetivo elaborar ações preventivas para os períodos chuvosos e evitar ocorrências indesejadas.
Em um esforço mútuo, o plano trabalha a redução de risco, projetos educativos para melhorias da percepção de risco, manutenção preventiva em córregos, canais e drenagem e proposta de obras estruturantes em área de risco.
Caso necessário a execução do Plano de Contingência, 12 secretarias estão envolvidas, sendo elas:
Secretaria de Defesa Social (Sedes);
Secretaria de Assistência Social (Semas);
Secretaria de Habitação (Sehab);
Secretaria de Direitos Humanos (Sedir);
Secretaria de Obras (Seob);
Secretaria de Serviços (Sese);
Secretaria de Saúde (Sesa);
Secretaria de Educação (Sedu);
Secretaria de Comunicação (Secom);
Secretaria de Turismo (Setur);
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e
Secretaria de Gestão e Planejamento (Segeplan).
Semas
A Secretaria de Assistência Social (Semas), vai realizar a capacitação, em conjunto com a Defesa Civil, para atuação na emergência. Além de instalar e gerenciar os abrigos temporários, mantendo a equipe técnica, alimentação e demais recursos necessários aos desabrigados.
A Semas também ficará responsável por acionar a Sedu para abertura de abrigos, encaminhar as famílias para os serviços e programas, repassar o número de desabrigados, solicitar vistoria dos imóveis, dar suporte no cadastro socioeconômico, liberar kit limpeza e cestas básicas, disponibilizar os Cras para atendimento e disponibilizar alguns recursos indispensáveis no plano, como carros, roupas e assistentes treinados.
Sehab
A Secretaria de Habitação (Sehab), no que tange suas obrigações dentro do Plano de Contingência, ficará responsável, em caso de execução do planejamento, fazer interface com os abrigos, no sentido de acompanhar e conhecer os desabrigados, para efeito de inclusão no projeto de auxílio moradia, caso necessário.
Sedir
Coordenar campanhas de recebimentos e distribuição de donativos, definir locais para postos de recebimentos e armazenamento, coordenar procedimentos de triagem e entrega nos abrigos estão entre as atividades da Secretaria de Direitos Humanos (Sedir).
Além de controlar a entrada e saída de donativos, para prestação de contas com a Semas e Defesa Civil, fornecer documentação básica (segunda via) e efetuar registro fotográfico dos donativos para acrescentar em relatório e prestação de contas.
Seob
A Secretaria de Obras (Seob), está no plano para participar do monitoramento e restabelecer os cenários para correção do risco iminente, estabelecer parcerias com as empresas contratadas para disponibilizar recursos humanos e equipamentos no atendimento às emergências.
Engenheiros, técnicos em edificações e equipamentos serão os recursos necessários para que a secretaria atue em conjunto com a Defesa Civil.
Sese
Trabalhando em ações preventivas, a Secretaria de Serviços (Sese), realiza a limpeza das encostas, rios, canais, boca de lobo e vias de drenagens. Ainda em prevenção, a Sese vai implementar ações para atendimento às necessidades do período emergencial, como:
- Remover lixos, entulhos e terras nas áreas sinistradas.
- Desobstruir vias públicas.
- Promover sucção de água acumulada e esgoto
- Transportar mudanças das famílias atingidas
- Realizar corte e poda de árvores que ofereçam risco à população em vias públicas também estão nas atividades.
Sesa
A Secretaria de Saúde do município (Sesa) vai implementar medidas de redução e iluminação dos riscos à saúde, associadas ao desastre em cada setor: Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Sanitária, em Saúde do Trabalhador e Atenção à Saúde.
Além de realizar atendimentos e procedimentos nos abrigos, orientar famílias sobre noções de higiene e limpeza após alagamentos, também providenciar medicamentos, vacinas, ambulância, entre outros.
Setur
A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), vai identificar as quadras e ginásios esportivos para abrigamento, depósito e triagem de donativos, entre outros. Além de definir com as demais secretarias os locais para serem usados como abrigamento.
Providenciar a liberação das quadras, auxiliar na coordenação de recebimento e triagem, enviar lista dos ginásios, acompanhar na abertura dos abrigos e enviar instrução de serviço também estão entre as atividades.
Sedur
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), vai monitorar e combater ocupações e construções irregulares nas áreas de risco, auxiliar a Defesa Civil concedendo técnicos para formação das equipes que realizarão vistorias nos imóveis afetados, disponibilizar banheiros químicos para quadras e abrigos, caso necessário.
Além disso, será atribuição da secretaria disponibilizar fiscais para monitoramento de ocupações e construções irregulares, técnicos e arquitetos.
Secom
Realizando o monitoramento das notícias, providenciando interlocuções e definindo porta-voz, a Secretaria de Comunicação (Secom), ficará responsável pela divulgação e organização de informações.
Divulgar notas, fazer registro fotográfico, providenciar local e horário para entrevista à imprensa, divulgar alertas de chuva e orientações, coletes para os entrevistados, uniforme especial e construção de vídeos também estão entre as atividades que serão atribuídas à equipe.
Sedu
A Secretaria de Educação (Sedu), vai disponibilizar escolas municipais para apoio às ações emergenciais, objetivando a montagem de abrigos, estimular a comunidade estudantil a conhecer os riscos inseridos nas comunidades próximas das escolas municipais e adotar práticas preventivas.
A Sedu ainda deverá manter controle diário dos servidores de educação, empenhados em regime normal e extraordinário, para respaldar o possível pagamento da escala e repassar à SEAD, reunir o corpo técnico e disponibilizar recursos humanos e materiais, além de estabelecer escala de plantão, manter estado de prontidão com equipe mínima disponível e disponibilizar técnicos para compor equipes de atendimento nas situações de emergência.
Segeplan (Sead)
A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segeplan) irá providenciar serviços de manutenção dos veículos, com plantão de frentistas 24 e orientar as secretarias a respeito do trabalho extraordinário dos serviços que atuarão na emergência elaborando um documento com os procedimentos necessários
Além disso, será de responsabilidade da Segeplan instalar três linhas do telefone 199 no videomonitoramento, onde deverá funcionar call center, garantir 2 refeições para os profissionais que atuarão no período de emergência e liberar integralmente o estacionamento do Pró-Cidadão e da Prefeitura, para recursos logísticos de emergência, caso necessário.