Praia Limpa promove, neste sábado (4), última ação de verão da campanha

A campanha coletou mais de 70 kg de resíduos só em fevereiro e continua ao longo do ano

Praia Limpa promove, neste sábado (4), última ação de verão da campanha


Texto: Grazieli Esposti - Foto: Divulgação-Secom/PMS

O Praia Limpa realiza sua última ação de verão, neste sábado (4), em Costa Bela. A campanha, que recolheu mais de 70 quilos de resíduos do litoral da Serra só em fevereiro, sendo 48 quilos apenas na ação de Carnaval, no dia 18, em Nova Almeida, continua ao longo do ano.

Objetivo

Apesar da ação de recolhimento dos resíduos, o objetivo principal do Praia Limpa é conscientizar os frequentadores sobre a importância de manter o ambiente limpo, separando e descartando os próprios resíduos nos locais adequados.

Na ação que fecha a programação de verão vai contar com a participação de diversos parceiros, entre eles: Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (IBRAFF), Amigos da Jubarte, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Tamar. A comunidade e dos banhistas também vai contribuir com a coleta de resíduos do local. Já são mais de 100 participantes inscritos.

"A participação comunitária é fundamental para a educação ambiental. Em ações como esta, temos a oportunidade de ter uma noção da quantidade de resíduos nas praias e que, eventualmente, vão para no mar. Com os parceiros presentes, neste final de semana, iremos conhecer animais que sofrem diretamente com esses resíduos, quando descartados de forma errada. Também teremos palestras riquíssimas de profissionais de instituições que trabalham em prol da defesa da vida marinha", explica a diretora Isis Menezes.

Importância do Praia Limpa

“A Campanha Praia Limpa é essencial para a preservação da região, contribuindo para a qualidade de vida da população e para a preservação da fauna e da flora locais. Através dela, conseguimos cuidar dos 23 quilômetros de litoral da Serra”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denícoli.

Confira os números das duas primeiras ações da campanha, realizadas em fevereiro:

Bicanga (11/02)

A ação retirou da praia 8,11 kg de resíduos, a menor quantidade de todas as ações até o momento. Segundo a diretora Isis Menezes "essa foi a praia com menor participação da comunidade, refletindo diretamente na quantidade de resíduos retirados", explica. 

Foram coletados: 3,225 kg de plástico; 0,055 kg de papel/papelão; 0,075 kg de palitos de picolé; 0,985 kg de vidro; 0,895 kg de metal; 0,125 kg de guimbas e pinos; 0,085 kg de tampinhas de plástico e 2,665 kg de resíduos comuns.

Nova Almeida (04/02)

A ação de Nova Almeida contou com a participação da comunidade, voluntários da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), além dos servidores da prefeitura. Foi a praia com maior quantidade de resíduos retirados, quase 63 kg. 

“Encontramos excesso de plástico e resíduo comum nesta praia e isso pode estar relacionado pela proximidade com a foz do rio Reis Magos, onde muitos materiais podem ser carregados ao longo do rio até chegar nas areias da praia”, explica a Diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, Isis Menezes.

Foram coletados: 13,375 kg de plástico; 0,695 kg de papel/papelão; 8,735 kg tecido; 0,405 kg de metal; 0,385 kg de tampinhas; 0,095 kg de guimbas; 8,215 kg de vidro; 1,275 kg de pneu; 16,53 kg de resíduo comum e 13,08 kg de resíduo orgânico.