Alunos de escola da Serra viram "auditores" do ambiente escolar

Iniciativa visa promover a cidadania e a participação social por meio do acompanhamento do dia a dia da escola

Alunos de escola da Serra viram "auditores" do ambiente escolar

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Um projeto da Prefeitura da Serra busca estimular a participação dos estudantes na gestão pública por meio do acompanhamento do dia a dia da escola. Desenvolvido pela Controladoria Geral, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) e com a atuação de alunos dos 8º e 9º anos da rede municipal de ensino, o projeto Aluno Auditor terá início na Emef Pastor Oliveira de Araújo, no bairro Divinópolis.

A iniciativa visa promover a cidadania e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos por meio de ações específicas que contribuam para a formação da cidadania. Para isso, os alunos usarão as metodologias da auditoria, usando um formulário com mais de 20 pontos a serem avaliados.

Entre os itens auditados estão as salas de aulas, auditório, parte externa da escola, a merenda escolar, biblioteca, banheiros, quadra, salas de informática, entre outros. As perguntas vão desde o estado dos livros da biblioteca às condições de ventilação da escola.

O projeto foi apresentado na última quarta-feira (23) aos alunos da Emef Pastor Oliveira de Araújo. Neste dia, foi feita a capacitação dos estudantes, com presença do Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Bruno Fardin Faé.

A criação do projeto é resultado da parceria entre a Prefeitura da Serra e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Acordo de Cooperação 001/2023, assinado para promover ações conjuntas e intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de controle interno, auditoria governamental, controle social, transparência e ética pública.