Sábado (27) é dia de diversão para estudantes e famílias da Serra

Haverá oficinas, brincadeiras e apresentações culturais

Sábado (27) é dia de diversão para estudantes e famílias da Serra


Texto: Djeisan Maria - Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

​Neste sábado (27) vai ser dia de estudantes da Serra se divertirem com as suas famílias. Na ocasião, diversas escolas promoverão um dia com as famílias, uma oportunidade para aproximar responsáveis e escola e promover a interação entre os familiares de uma maneira leve e alegre.

A partir das 8 horas irão acontecer oficinas, brincadeiras e apresentações culturais, tudo para tornar esse dia especial para pais e alunos. E ainda vai rolar uma caminhada pela paz e o projeto Orgulho Nerd.

No CMEI Maria Madalena Prado da Silva, em Campinho da Serra I vai ter pula-pula, pintura de rosto, serviço de manicure, corte de cabelo- designer de sobrancelha, tranças e penteado, spa dos pés, aferição de pressão arterial, medição de glicose, atualização de Cadúnico e apresentação de uma banda de congo mirim. Além disso, haverá uma palestra com o tema: a importância da família na formação da criança.

Já o CMEI Primeiro Passo de Cidade Continental decidiu comemorar de uma maneira diferente o sábado: com uma caminhada pela paz. A concentração será em frente à escola e famílias e alunos percorrerão as ruas Bartolomeu de Las Casas até a avenida Asteca. A partir desse ponto eles voltarão até a pracinha do setor Ásia.

Na EMEF Profa Maria Istela Modenesi, no bairro das Laranjeiras em Jacaraípe, o dia será com uma programação mais “a cara” dos adolescentes. Eles irão comemorar o Dia do Orgulho Nerd com uma programação que incluirá exposições de arte geek, cosplay, espaço para jogos, filmes de ficção científica, animes, HQs e mangás.

Segundo especialistas, o envolvimento das famílias com a educação formal de seus filhos e filhas favorece não só a aprendizagem, o desenvolvimento e o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também contribui para um ambiente escolar mais positivo e para a motivação e autoconfiança dos alunos. “Um dos objetivos com estas atividades é oportunizar às famílias a participação do contexto escolar. Sabemos da importância da relação entre a família e a escola e momentos como estes contribuem para estreitar essa relação tão importante para toda comunidade escolar”, comenta a secretária de Educação, Luciana Galdino

Dia da Família

No dia 24 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Família na Escola. A data foi instituída em 2001 pelo Ministério da Educação (MEC) para sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre as instituições de ensino e as famílias.

A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mostraram melhora nas notas e diminuição da evasão escolar de estudantes cujos pais participavam da vida escolar.

Dia do Orgulho Nerd

"O Dia do Orgulho Nerd é comemorado em 25 de maio. Conhecido também como Dia da Toalha, a data celebra a cultura nerd e faz referência ao lançamento do filme “Star Wars: Uma Nova Esperança”, de 1977, e ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams.

Confira as escolas que terão atividades neste sábado (27) na Serra

Dia da Família

CMEI Maria Madalena Prado da Silva - Campinho da Serra I

CMEI Profa Alaíde Alvarenga Lirio Rocha - Boa Vista (Nova Almeida)

CMEI Agnes Neves Coutinho - Serramar,

CMEI Jarbas Silva Filho - Colina de Laranjeiras

EMEF Abel Bezerra - Feu Rosa

EMEF Profa Valéria Maria Miranda -  Vila Nova de Colares

EMEF Tancredo de Almeida Neves - Camará

EMEF Prfa Áurea Maria Andrade S.Felício - Novo Horizonte

Projeto Orgulho Nerd

EMEF Profa Maria Istela Modenesi - Bairro das Laranjeiras- Jacaraípe

Caminhada "Juntos pela paz, é tempo de semear"

CMEI Primeiro Passo - Cidade Continental -Setor América