Casa da Rosa tem nova roda de conversa sobre saúde mental
São levadas à discussão temas como medo, tristeza, obstáculos, inércia, conservadorismo, ignorância, dúvidas e falta de objetivos, entre outros.
Texto: Anete Lacerda
- Foto: Daniel De Amorim
A Casa da Rosa realiza nesta sexta-feira(4) às 14h mais uma roda de conversa sobre saúde mental. As inscrições podem ser feitas pelo link. As palestrantes são Rosa Maria Guimarães, professora, Psicanalista, doutora, psicóloga social e com pós-doutorado em saúde mental, e Nanda Costa, psicóloga e psicanalista, palestrante e professora, gerente de projetos psicossociais do Instituto. Podem participar moradoras da Serra.
Segundo Lilian Mota esse tema é de muito interesse das frequentadoras do espaço, que dizem se fortalecer após cada encontro, pedindo que haja sempre novas conversas sobre saúde mental e a importância do fortalecimento e da criação de uma rede de apoio sólida.
“Aqui, felizmente, elas veem que há problemas comuns e que podem falar abertamente sobre eles e se fortalecer através das trocas que fazem”, destaca.
A psicanalista e doutora Rosa Guimarães diz que são levadas à discussão temas como medo, tristeza, obstáculos, inércia, conservadorismo, ignorância, dúvida, falta de objetivos, falta de saúde, falta de dinheiro, indecisão, angústia, desesperança, trânsito, rotina, solidão, desencontro, injustiças, egoísmo e raiva, entre outros.
A professora Rosa Maria destaca que cada mulher é acolhida de forma muito especial, e que entendem a partir da troca de experiências, que podem se fortalecer e criar recursos interiores para vencer os desafios cotidianos.
“Esse equipamento público merece aplausos. É bem localizado, de fácil acesso e trata de temas muito importantes para mulheres de todas as idades. Capacita para o empreendedorismo e prepara para encarar os problemas de frente”, frisa.