Tendência do isolamento, especialistas dão dicas para cultivar selva urbana

O termo selva urbana (urban jungle) remete ao hábito de cultivar plantas em casa

Tendência do isolamento, especialistas dão dicas para cultivar selva urbana


Texto: Gabriela Conti - Foto: Everton Nunes / Secom PMS

Ficar em casa faz parte do "novo normal", devido à pandemia do novo coronavírus. E por estarmos passando mais tempo em nossos lares, muitas pessoas têm procurado novos hobbies e atividades de lazer para ocupar corpo e mente. 

Uma tendência que vem ganhando força entre pessoas que moram nos centros urbanos é a da selva urbana (urban jungle). O termo remete ao hábito de cultivar plantas em casa. Falta de espaço, inabilidade de manter plantas vivas e o fato de morar em apartamento não são mais desculpas para não ter uma área verde em casa. 

Para quem está a uma samambaia de distância de virar "pai" ou "mãe" de planta, o professor e biólogo da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra, Nagibi Neto, dá a dica: "Há uma variedade de espécies que são fáceis de cuidar e sobrevivem com poucos cuidados. O ambiente fica mais agradável e aconchegante quando temos plantas em casa. Algumas plantas são fáceis de cuidar, precisam de pouca manutenção e são resistentes a alguns esquecimentos ou pequenos excessos", disse.

Entre as plantas queridinhas para cultivar em casa estão samambaia, Espada de São Jorge, Lança de São Jorge, jiboia, suculentas, cactos e dracena-de-madagascar, por exemplo.

O ideal é colocar as plantas em um local que recebe luminosidade. "Deixe as mudas expostas ao sol da manhã. O sol entre 10 e 14h queima as folhas e deve ser evitado", esclarece.

A analista ambiental da Semma Rosa Casati Ramaldes explica que essas plantas ficam bem em vasos com furo, mas é importante prepará-los com pedras no fundo, com manta geotêxtil e terra para o plantio. Também é necessário utilizar adubo, de acordo com a indicação de cada planta. 

"Na primeira semana, observe como a terra se comporta com a quantidade de água que você colocou e faça uma medida. Para saber se a planta precisa ser regada é só colocar o dedo na terra para ver se está seca ou úmida. Se a planta ficar no sol é preciso molhar todo dia. Se ficar na sombra e a terra estiver úmida não precisa. Se as pontas das folhas estiverem amarelas pode ser por causa de falta ou de excesso de água", esclarece. 

Tipos de plantas que podem ser cultivadas em casa:

- Samambaia (sombra)

-  Espada de São Jorge (sombra ou sol)

- Lança de São Jorge  (sombra ou sol)

- Hibisco (sol)

- Jiboia  (sombra ou sol)

- Dracena-de-madagascar  (sombra ou sol)

- Violeta (sombra)

- Cactos (sol)

- Suculentas (a maioria gosta de sol)

- Árvore da Felicidade  (sombra ou sol)

- Clorofito (sombra)

- Lírio da Paz (sombra)

- Zamioculcas (sombra)

- Cróton (sol)

- Palmeira ráfia (sombra)

- Singônio (sombra)

- Chamaedorea (sombra)

- Antúrio (sombra)

- Peperômia (sombra)

- Maranta (sombra)

- Onze Horas (sol)

- Pleomele (a verde e branca prefere sol. A verde pode ficar na sombra ou no sol)