Meio Ambiente lança vídeo institucional sobre o Mestre Álvaro

Meio Ambiente lança vídeo institucional sobre o Mestre Álvaro

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Reprodução/Youtube

Para marcar o mês em que se comemora o “Dia Municipal do Mestre Álvaro”, 12 de novembro, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Serra (Semma), lançou nesta quinta-feira (25), um vídeo institucional sobre a APA Mestre Álvaro.

O Mestre Álvaro é o maior e mais representativo monumento natural, cultural, histórico e paisagístico no município da Serra. É considerado uma das maiores elevações da costa brasileira. Estima-se que existam mais de 100 nascentes, além de muitos córregos que são contribuintes das Bacias Hidrográficas dos rios Jacaraípe e Santa Maria da Vitória.

O vídeo produzido pela Semma, além de valorizar o Mestre Álvaro, será usado em atividades educacionais tanto na prefeitura quanto em escolas.

Além de abordar os aspectos históricos e naturais do Mestre Álvaro, o vídeo fala sobre o significado do nome Mestre Álvaro, sobre diversidade de fauna e flora, as características das quatro principais trilhas (Norte, Das águas, Pitanga e Três Marias) e orientações para uma trilha tranquila.

Veja o vídeo

No Mestre Álvaro é possível encontrar árvores centenárias, como pau-d’alho e o jequitibá-rosa, além de bromélias, antúrios e orquídeas, com destaque para a orquídea Sumaré- da-praia. Na diversidade da flora, sobressaem a Pavonia e a Begônia, espécies que ocorrem somente na Mata Atlântica do ES. Além disso, tem-se a Behuria, espécie endêmica, encontrada exclusivamente na APA Estadual Mestre Álvaro.

Em estudos recentes, foram catalogadas cerca de 190 espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos. Dentre os mamíferos endêmicos do Bioma Mata Atlântica destacam-se o macaco bugio, preguiça-de-coleira e o macaco-prego. No grupo das aves, tem–se o tucano-do-bico-preto e o gavião-pombo- pequeno. Quanto aos insetos destaca-se a formiga gigante carnívora tocandira, e dentre os anfíbios, o sapo-martelo.

A sede da APA está localizada em uma área que integra o Jardim Botânico e o Horto Municipal, aos pés do Mestre, de forma a ampliar as ações de caráter socioeconômico e ambiental, de preservação e conservação do meio ambiente, promovendo a educação ambiental por meio do Projeto Conectar.

As visitas monitoradas poderão ser agendadas pelo e-mail: projeto.conectar@serra.es.gov.br