Serra abriga o primeiro distrito de inovação do Espírito Santo

O Polo InovaSerra é uma iniciativa que une a Prefeitura da Serra, a comunidade acadêmica e a Associação de Empresários da Serra (Ases)

Serra abriga o primeiro distrito de inovação do Espírito Santo


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação-Secom/PMS

A Serra se destaca como a primeira cidade do Espírito Santo a abrigar um Distrito de Inovação. O dado foi apresentado na noite desta quinta-feira (21) durante o evento de lançamento do Mapeamento dos habitats do ecossistema de inovação do Espírito Santo, idealizado pela EDP Brasil.

O propósito desse estudo, de acordo com a instituição, é aprofundar a compreensão das características do ecossistema de inovação no estado e identificar os principais desafios que se apresentam.

Atualmente, Serra abriga dez ambientes voltados para a promoção da inovação, desempenhando um papel fundamental no apoio ao crescimento de empreendedores e empresas inovadoras, dentre eles o InovaSerra - Polo de Inovação Tecnológica da Serra.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit), Pedro Trindade, enfatiza que cada um desses ambientes desempenha um papel específico nesse ecossistema, destacando a importância estratégica dos distritos de inovação como o InovaSerra, pois eles conectam diversas instituições com o objetivo de impulsionar e fomentar a inovação na cidade.

O Polo InovaSerra é uma iniciativa que une a Prefeitura da Serra, a comunidade acadêmica e a Associação de Empresários da Serra (Ases). Trata-se de uma ação estratégica voltada para estimular o desenvolvimento do município por meio da inovação.

Esse polo busca fomentar a criação de negócios inovadores baseados em ciência e tecnologia. Empresas que escolhem se estabelecer nesse distrito podem usufruir de incentivos fiscais, como descontos no IPTU, redução na alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) e no Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Dentro do contexto do distrito, diversas iniciativas estão sendo realizadas, a exemplo do InovaSerra Startups, projeto de apoio para aceleração de startups e o Desafio de Inovação Aberta, que mobiliza empreendedores na busca por soluções para os problemas enfrentados pela administração municipal.