Serra cria benefícios para Polo Industrial e atrai empresas inovadoras

Será concedido até 100% de desconto no Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU)

Serra cria benefícios para Polo Industrial e atrai empresas inovadoras

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Serra tem se consagrado, cada vez mais, como uma cidade inovadora e inteligente. O resultado disso é a atração de empresas criativas e de base tecnológica, que encontram um ambiente de negócio favorável na cidade. Para fortalecer esse mercado, o prefeito Audifax Barcelos criou o Polo Inova Serra, com benefícios para quem se instalar no local.

“A fim de diversificar e fortalecer a economia local e gerar emprego e renda para a população, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, criou o Polo de Inovação Tecnológica da Serra, o Polo Inova Serra, com incentivos fiscais para as empresas do setor que se instalarem no local”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec), José Eduardo Azevedo.

O secretário da pasta afirma que a Sedec tem investido em ações para melhorar o ambiente de negócios na Serra. “Em 2019, foi implantado o Simplifica Serra, que facilita a abertura ou regularização de empresas no município. Também há trabalho contínuo de apoio às associações de economia solidária, com repasse de recursos e assessoria, cursos, palestras e crédito aos empreendedores de pequeno porte, por meio do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe). Também fizemos repasse de recurso ao Ifes Serra, a fim de impulsionar a execução de um programa de fomento à inovação na cidade”.

Incentivos

Segundo o prefeito Audifax Barcelos, reunir empresas de inovação tem uma importante contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico da região. “Ao se instalarem no município, se tornam empresas geradoras de produtos e serviços de maior valor agregado, geram emprego e renda, geram produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida dos munícipes. Essas empresas geram riquezas que qualificam a matriz econômica do município, atraem investidores e empreendimentos estratégicos”, finalizou.

O prefeito Audifax também comentou que os incentivos vão colaborar para acelerar o processo de concentração e atração de empresas. “Vamos posicionar a Serra como importante polo de inovação e negócios tecnológicos, por meio de diversas ações de incentivo”.

Será concedido até 100% de desconto no Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU), redução de alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e até 50% de isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

A expectativa dos setores público, privado e acadêmico é de que nos próximos dez anos, 200 novas empresas estejam instaladas no Polo.

Sucesso

Um exemplo de inovação e sucesso no município é a empresa serrana Vilux - Tecnologia Led, primeira empresa capixaba e a sexta do Brasil certificada para atuar com luminárias led em áreas potencialmente explosivas, como plataformas de petróleo.

O prefeito Audifax Barcelos se reuniu com representantes da empresa, junto com o secretário José Eduardo Azevedo, e a secretária de comunicação da Serra, Isabela Lamego. Audifax parabenizou os empreendedores por vencerem o Prêmio Potência de Inovação Tecnológica no segmento de produtos destinados a instalações elétricas de áreas classificadas (locais sujeitos à probabilidade da existência ou formação de misturas explosivas pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras combustíveis misturadas com o ar).

José Eduardo Azevedo lembrou que a Vilux foi uma empresa incubada e graduada pelo núcleo incubador do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Serra. “Sabemos da importância de boas parcerias, por isso estamos estreitando e incentivando a interação e sinergias entre empresas, instituições de pesquisa, academia e sociedade civil. São diversos os trabalhos em execução, como o Programa InovaSerra, com a parceria do Ifes e da Ases, que fomenta a cultura da inovação e ideias voltada para empresas startups na fase de pré-incubação”.