Serra apresenta redução de crimes de janeiro a outubro de 2023
Resultados foram apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal
Texto: Daniela Salgado
- Foto: Edson Reis - Secom/PMS
O encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de novembro apresentou dados positivos da segurança pública em relação ao mês de outubro na Serra, com redução de crimes como homicídio, furto e roubo e crimes contra o patrimônio. Os índices divulgados são referentes a janeiro a outubro de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.
A reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) é um espaço para debater políticas públicas com foco na temática da segurança. O encontro é realizado pela Secretaria de Defesa Social (Sedes) e envolve diversos agentes públicos.
Homicídios
A queda do número de homicídios na Serra chama a atenção para uma série histórica de redução que vem desde 2012, quando foram registrados 261 casos de homicídios entre os meses de janeiro a outubro. Se comparado a 2023, em que 88 crimes desse tipo foram registrados no período, é possível concluir que a Serra caminha para uma redução de, aproximadamente, 66,3% no número de homicídios no município em 11 anos.
Além desta série histórica, o número de homicídios na Serra entre janeiro e outubro deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2022, apresentou uma redução de 15,4%.
“A redução do número de homicídios no município da Serra marca um trabalho integrado entre as forças de segurança, medidas judiciais, ação do Ministério Público e o investimento em equipamentos e reestruturação da Guarda Municipal pelo prefeito Sergio Vidigal. Com a junção da tecnologia e integração, o município teve condições de aumentar sua capacidade de policiamento e ostensividade”, afirma o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio.
Índices
Outros índices da segurança pública municipal também apresentaram queda no período informado de janeiro e outubro de 2023. Entre eles, estão o furto e roubo de veículos (-12,8%), furto e roubo de celulares (-4,8%) e vítimas fatais em acidentes de trânsito (-14,75%).
Os crimes contra o patrimônio, na visão geral, reduziram em -1,91%, com 1.086 casos registrados neste ano contra os 1.270 crimes de 2022. Outras tipificações que também apresentaram queda foram estelionato/fraude (-5,25%), roubo a pessoa em via pública (-6,71%), furto em residência e condomínio (-12,88%), furto a pessoa em via pública (-0,2%), crimes informáticos (-23,52%) e roubo a estabelecimento comercial (-7,84%).