Serra inicia Ciclo Formativo com palestra sobre Consciência Racial

Palestra "A Importância de Ter Consciência Racial no Serviço Público" inicia Ciclo Formativo

Serra inicia Ciclo Formativo com palestra sobre Consciência Racial


Texto: Sedir e Andreia Soares - Foto: Jefferson Barbosa

Aconteceu nessa quinta-feira, 14, a primeira ação do Ciclo Formativo sobre Direitos Humanos com a realização da palestra "A Importância de Ter Consciência Racial no Serviço Público", ministrada pelo Professor Doutor Gustavo Forde.

O Ciclo Formativo é uma realização Departamento de Promoção de Igualdade Racial da Serra, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NDRH), da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento.

Ambiente acolhedor para abordar tema

"Esta palestra foi mais um passo para o diálogo sobre questões raciais, tão necessário aos servidores do município. O Professor Doutor Gustavo Forde é uma grande referência na militância do movimento negro e também parte da academia. Abordar a importância da consciência racial no serviço público não é uma tarefa fácil, porém, foi criado ambiente acolhedor para se debater a existência do racismo estrutural e como combatê-lo. O evento foi um sucesso", explicou Noemi Dandara Rangel Monteiro, Diretora de Promoção de Igualdade Racial.

O palestrante possui excelente didática e conseguiu abordar o tema de forma leve e que faz com que as pessoas passem a se questionar sobre a importância da consciência racial e qual o papel do servidor na construção de políticas públicas eficazes.

É importante destacar a participação de servidores de diversas secretarias, que serão multiplicadores em seu cotidiano.

“Abordar as questões raciais pode gerar incômodo, mas é necessário falar sobre”, completa Dandara. 

Novos eventos do Ciclo Formativo 

O Ciclo Formativo sobre Direitos Humanos tem o objetivo de trazer outras temáticas raciais, em um futuro próximo. O Departamento de Promoção de Igualdade Racial da Serra está avaliando datas disponíveis dos palestrantes para a ampla divulgação de novos eventos.