Serra lança Assistente Virtual para tira-dúvidas sobre CadÚnico

Para acessar, basta entrar no portal da Prefeitura da Serra e acessar a Secretaria de Assistência Social ? CadÚnico ? Assistente Virtual

Serra lança Assistente Virtual para tira-dúvidas sobre CadÚnico

Texto: Daiane Freire - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

O morador da Serra agora tem mais um canal de comunicação para acessar e tirar dúvidas referentes ao Cadastro Único. É o “Assistente Virtual” que foi pensado e criado pelas Secretarias da Assistência Social (Semas) e de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação (Seplae).

A ferramenta é mais um meio disponibilizado pela Prefeitura da Serra para que a população tenha acesso às principais perguntas e respostas que são mais frequentes relacionadas ao Cadastro Único e ao Auxílio Brasil - novo Programa do Governo Federal que substitui o Bolsa Família.

O objetivo da ferramenta é ampliar o acesso à informação para população com interação direta do munícipe com o Assistente virtual. Para acessar, basta entrar no portal da Prefeitura da Serra e acessar a Secretaria de Assistência Social – CadÚnico – Assistente Virtual.

Para a secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação, Juliana Prado, "esse é um pequeno passo para facilitar o acesso da população aos serviços municipais. Estamos expandindo os serviços de tecnologia para dar mais condições de acessibilidade digital".

Além de oferecer maior comodidade à população serrana, essa inovação possibilitará desafogar as linhas de telefone de agendamento do Cadastro Único, hoje sobrecarregadas por demandas relativas a informações, como documentação, para que serve o cadastro, entre outras dúvidas.

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), instituído pelo Decreto Nº 3.877 de 24 de julho de 2001, é um instrumento de coleta de dados e informações que tem como objetivo identificar todas as famílias de baixa renda de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos por família.

O Auxílio Brasil é um substitutivo do Programa Bolsa Família, ambos são programas do Governo Federal, utilizados para a transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.