Serra participa do IX Encontro da Juventude Negra com o MPES
Evento foi marcado por pautas importantes sobre os jovens do estado
Texto: Mariana Santos
- Foto: Divulgação
Com o tema “Rumo às conquistas para empregabilidade dos jovens negros e negras no Espírito Santo”, o encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (18), e contou com representantes de diferentes municipios. A Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra participou do encontro.
A ação teve como objetivo discutir sobre a inclusão de jovens negros no mercado de trabalho, bem como debater as políticas públicas existentes voltadas ao tema.
Ana Cláudia Cruz, representante o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Serra e a Semas no evento, comentou a importância de fazer parte do encontro.
“O evento foi de extrema importância para ampliar o olhar sobre as formas de empregabilidade da Juventude Negra e as formas de acesso. Enquanto defensora de direitos da criança e adolescente, o encontro serviu para reafirmar o nosso compromisso em lutar por mais igualdade e inclusão no mercado de trabalho, além de pensar nas diversas formas de empregabilidade que nossa juventude pode e deve acessar", disse ela.
O encontro iniciou às 14h com apresentação artística de uma orquestra do Instituto Artes Sem Limites. Os convidados puderam participar também da palestra sobre diversidade no mercado de trabalho, ministrada pela Josy Santos, líder nacional em inovação social.
Com o tema Juventude Negra no Território e Promoção de Direitos Humanos: a experiência nos Centros de Referência das Juventudes (CRJ), a doutora em Sociologia, Caroline Cyrino, falou sobre a importância dos centros para as comunidades.
Rômulo Marques, coordenador do CRJ de Feu Rosa, na Serra, falou sobre as percepções e reflexões das relações de trabalho para os jovens da periferia. Ao final, os participantes puderam discutir e pontuar questões relevantes para os municípios.