Serra recebe exposição sensorial para comemorar o Dia Mundial da Água

Mostra acontece em um caminhão na Estação Cidadania, em Vila Nova de Colares

Serra recebe exposição sensorial para comemorar o Dia Mundial da Água

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/redes sociais

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), e também reforçar na população o uso consciente e responsável desse recurso natural, a Serra vai receber a exposição sensorial  “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”.

A mostra, que já percorreu inúmeras cidades brasileiras, estará montada num caminhão truck, estacionado na Estação Cidadania, em Vila Nova de Colares, de quinta (21) a domingo (24).

Na quinta (21) e na sexta-feira (22), a exposição atenderá, das 7h30 às 15h15, cerca de 420 alunos do 4º ao 9º da Emef de Tempo Integral Professora Eulália Falquetto Gusmann, de Vila Nova de Colares.

Já no final de semana, sábado (23) e domingo (24), a mostra será aberta ao público em geral, das 14h às 18h, contando ainda com uma programação especial de “Mostra Cine ao Ar Livre”, às 18h30, com exibição de curtas e médias-metragens relacionados ao tema, seguido de uma roda de conversa. A expectativa é de que a atração reúna mais de 800 pessoas no sábado e domingo. A entrada é gratuita.

A exposição foi viabilizada com recursos  da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e produzida pela 3 Apitos Cultura. O patrocínio é do Instituto Aegea, viabilizado pela Parceria Público-Privada Cesan e Ambiental Serra. O apoio local é da Prefeitura da Serra por meio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

Roteiro da exposição

No caminhão tech truck haverá quatro instalações produzidas por artistas renomados convidados e mais o Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D, promovendo a imersão absoluta do espectador no tema proposto.

São elas:

Água no Mundo (Artista: Ciência Prima)

Esta obra artística é composta por um aquário, três torneiras e três recipientes cilíndricos. O aquário representa o Planeta Terra, e internamente é preenchido de água. Ligadas ao “planeta” estão as três torneiras que representam os volumes de água salgada, água doce e água doce disponível na Terra.

Pode-se perceber nesta instalação que o volume total de água disponível para consumo humano é irrisório quando comparado ao total de água na superfície da Terra.

A Água ao Longo da História (Artista: Ciência Prima)

Cinco réplicas interativas em miniatura que contam a história da relação do ser humano com a água. - Roda D’água - Barco da Vinci - Aqueduto - Hidrelétrica - Estação de Tratamento de Água (ETA).

Cachoeira dos Saberes (Artistas: Central dos Jogos e Lanó)

Esta obra-jogo é composta por blocos empilhados em formato de torre. O objetivo do jogo é construir a torre mais alta, enquanto os jogadores se revezam para remover blocos da parte de baixo da torre, equilibrando-os no topo.

Para conseguirem mover as peças, elevando a torre, os participantes precisam responder questões e desafios relacionados ao uso, distribuição e acesso à água escritas na parte inferior de cada peça.

Minas Encantadas (Artista: Bárbara Tércia)

É uma obra visual que representa diversos ambientes que sustentam o ciclo hidrográfico. Atravessando todo o Tech-Truck a obra propõe ao espectador encontrar onde estão as minas de água. As minas d’água estão, nos topos e encostas das montanhas, entre a vegetação. Estas minas são representadas por QR Codes que levam o espectador a versão digital da obra no celular.

Cinema 3D

A partir de óculos 3D, o público vai conferir o vídeo de realidade virtual “Muiraquitã e o Ciclo da Vida”. A aventura se inicia em uma nascente em meio à floresta, e é conduzida por uma perereca chamada Muiraquitã, que embarca junto ao espectador em uma canoa que percorre o rio.

Neste percurso podem ser observados vários elementos como a floresta, a formação dos rios, a ciclo das chuvas, a presença dos povos indígenas e quilombolas, além de problemas ambientais como queimadas e poluição das águas. No fim da viagem a canoa chega ao seu destino final quando o rio deságua no oceano.

Mostra de Cinema Ambiental

No final de semana (sábado e domingo) no fim do dia, a exposição realiza uma mostra de cinema focada na temática ambiental. São apresentados curtas e médias-metragens relacionados ao tema, e o público é convidado a dialogar sobre os filmes junto aos monitores da exposição.

Serviço:

Exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”

Local: Estação Cidadania, bairro Vila Nova de Colares

Quinta (21) e sexta (22)

Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento

Sábado (23) e domingo (24)

Exposição: das 14h às 18h30

Cinema ao ar livre: 18h30