Serviços Integrados promovem cidadania em Planalto Serrano

A ação integrada oferece atendimento e orientação jurídica, informações sobre o CadÚnico e serviços de saúde

Serviços Integrados promovem cidadania em Planalto Serrano

Texto: Karoliny Siqueira - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Quando o assunto é a promoção da cidadania, a prefeitura da Serra procura estar cada vez mais próxima dos moradores. Essa semana, foi a vez da população de Planalto Serrano, Blocos A, B e C, ter acesso no próprio bairro, a serviços como atendimento e orientação jurídica, informações sobre o CadÚnico e serviços de saúde, como testes rápidos para detecção de hipertensão e diabetes.

Nesta quinta-feira (1º) na Associação Lar Semente do Amor, em Planalto Serrano - Bloco B, foram oferecidos atendimentos jurídicos e orientação de CadÚnico. A diarista Zaiene Lopes, de 24 anos, é moradora do bairro desde que nasceu e contou como foi a experiência.

“Hoje eu vou fazer o meu cadastro para dar entrada no Bolsa Família. Como eu fiquei desempregada e tenho duas meninas, uma filha de sete e outra de três anos, esse auxílio é muito importante. Trazer esse serviço aqui para o bairro facilitou muito a minha vida”, afirmou.

Na EMEF João Calmon, os serviços oferecidos foram aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia e orientação nutricional. Em casos onde a pressão arterial e o resultado do teste de glicemia foram alterados, as pessoas foram encaminhadas à Unidade de Saúde.

Quem passou por lá foi a dona de casa Irlanda de Jesus Reis, de 40 anos, moradora do bairro há sete anos.

"Eu vi a divulgação do serviço nas redes e resolvi passar para conferir. Qualquer ação da prefeitura é muito bem-vinda aqui na comunidade. Essa da saúde foi muito importante pra mim, vi minha pressão e glicose um pouco alta, já conversei aqui com as profissionais e vou procurar o meu médico pra saber o que está acontecendo para tratar", concluiu.

Além dos serviços citados, foram promovidos momentos de conscientização e empoderamento, com rodas de conversa sobre implementação de hortas comunitárias e valorização feminina. Haverá ainda ações lúdicas, como recreação para as crianças.

Vale reforçar que como Planalto Serrano é dividido em três blocos, a dinâmica de trabalho foi organizada para atender um bloco a cada dia. Na quarta-feira (30), foi a vez do Bloco A, nesta quinta-feira (1º), o Bloco B e na sexta (02) será a vez do Bloco C.

Sexta-feira (02), Bloco C, das 8 às 12 horas:

Atendimento e orientação jurídica (Direito da Família) - Auto Mercado Val.

Roda de Conversa: Valorização Feminina - Auto Mercado Val.

Atrações culturais - Auto Mercado Val.

Recreação para crianças: praça.

Orientação Cadúnico - Igreja em frente ao CMEI.

Aferição de pressão arterial e teste rápido de glicemia - Igreja Assembleia de Deus Ministério Missão Bahia.

Roda de conversa: implementação de hortas comunitárias - Igreja Assembleia de Deus Ministério Missão Bahia.