Setembro Verde pela inclusão nas escolas da Serra

Setembro verde é o mês de lutar pela inclusão social de pessoas com deficiência.

Setembro Verde pela inclusão nas escolas da Serra

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/ Sedu- PMS

As ações pela causa do Setembro Verde seguem sendo tema para os alunos. O verde tomou conta da EMEF Feu Rosa durante toda a semana e em especial nesta sexta-feira (23).

Todo mundo vestiu a camisa e de formas diferentes e lúdicas demonstraram de que lado estão nesta luta pela inclusão social de pessoas com deficiência. Guiados pela literatura foram realizadas reflexões no auditório da escola com todas as turmas sobre o respeito à diversidade, apresentações de musicais e poesias e oficina de libras.

E para externar a vivência para além dos muros da escola, rolou uma panfletagem na comunidade, para que por meio do que foi aprendido os alunos pudessem também auxiliar na hora de dar visibilidade à causa das pessoas com deficiência. Para ressaltar o desafio da inclusão e o compromisso que é de todos quando falamos de quebrar preconceitos sociais.

Juliana Zacché,  professora do polo de surdez da Serra, falou sobre as ações do Setembro Verde serem iniciativas que buscam mostrar para os alunos, assim como para a comunidade, a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência.

“O mês foi escolhido por ser comemorado, em 21 de setembro, o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. É necessário dar essa visibilidade para aumentarmos a representatividade não só em setembro, mas o ano todo. Com o trabalho desenvolvido foi possível perceber o interesse dos alunos e também dos outros professores e o quão importante é adotar ações como essas para que possamos transformar nossos alunos em cidadãos conscientes e com mais empatia”, disse.

Rita de Cássia Souza Corrêa, avó de uma aluna da Educação Especial, disse só ter a agradecer pela iniciativa.

“Só tenho coisas boas para dizer sobre as ações, cada dia é um progresso com a minha neta, agradeço a comunidade escolar que faz um trabalho lindo de inclusão”, agradeceu.