Setembro Verde: estudantes com deficiência visual e de altas habilidades vão conhecer o Jardim Botânico
Parceria entre Sedu e a Associação Amigos do Mestre Álvaro unem educação ambiental e inclusão em passeio sensorial
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Divulgação
Estudantes com deficiência visual e de altas habilidades da rede municipal da Serra irão fazer um passeio ecológico no Jardim Botânico, em Serra Sede, na manhã da próxima quinta-feira (21).
Além de conhecer o local e toda a diversidade natural em sua flora e fauna, próximo ao monte Mestre Álvaro, os 25 alunos de diversas Emefs vão plantar mudas nativas e participar de uma oficina de cerâmica.
A visita faz parte do projeto da Associação Amigos do Mestre Álvaro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação Especial.
“Vamos levar os visitantes a aproveitar este passeio ao máximo. Iremos trabalhar a educação ambiental juntamente com o tema da inclusão, fazendo referência ao Setembro Verde. São temáticas que dialogam e andam unidas. Nesta quinta-feira, além de ser o Dia da Árvore, também é o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. E, para o nosso lado capixaba, também é o Dia do Jequitibá Rosa, a árvore símbolo do Estado do Espírito Santo”, explica o diretor-presidente da associação, o biólogo Jean Robert de Souza.
O passeio será em formato de uma trilha sensorial. Os estudantes de baixa visão sentirão a textura e o cheiro das plantas, alguns pontos de nascentes, utilizando os sentidos do tato e do olfato. Voluntários da associação acompanharão os alunos, fornecendo as informações.
Atualmente, na rede municipal são atendidos 100 pessoas com deficiência visual. Estão matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Saiba mais
Os Amigos do Mestre Álvaro são uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos formada por ativistas ambientais e organizada desde 2016.
Tem por missão preservar o meio ambiente e fazer a Área de Preservação Ambiental (APA) Mestre Álvaro ser uma Unidade de Conservação (UC) referência no Espírito Santo.