Setur abre Edital de Seleção de Credenciamneto de Pareceristas

No total, serão cinco profissionais

Setur abre Edital de Seleção de Credenciamneto de Pareceristas


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

Nesta quinta-feira (04), foi publicado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) o Edital de Seleção e Credenciamento de Pareceristas para a compor a Comissão de Avaliação e Seleção do Edital de realizado com recursos resultantes de acordo com as determinações da Lei Aldir Blanc. 

No total, serão de cinco profissionais, pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, com comprovado conhecimento e atuação nos segmentos artísticos e culturais a que se pretende.

Para participar, os documentos necessários para realizar a inscrição são as cópias do RG, CPF, e comprovante de residência de no mínimo, três meses. Também é necessário Certidões de Regularidade Fiscal (CRF’s) Municipal, Estadual, Trabalhista e Federal. Além do formulário de inscrição on-line devidamente preenchido e o currículo com no máximo cinco páginas, em formato livre.

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, falou sobre as contratações.

“A contratação dos pareceristas para análise dos projetos culturais é um grande avanço tanto na transparência do processo como na celeridade, Os pareceristas não podem ter qualquer vínculo com os proponentes dos projetos e deverão ter currículo coerente com o segmento cultural que se propor a participar da avaliação. Essa é uma das melhores práticas já executadas por gestões modernas de estados e municípios,  vale ressaltar que o valor para esta contratação é de recursos próprios do município e não impacta no recurso que deverá ser distribuído aos artistas”, disse.

Thiago ainda afirmou que essa nova forma de avaliação dos projetos foi apresentada na última reunião do Conselho de Cultura, onde a maioria considerou mais justa e transparente e a Setur pretende fazer da mesma forma no edital da nova Chico Prego.

Além de um dossiê que contenha as informações de comprovações curriculares, contemplando as atividades e citações indicadas no currículo, bem como clippings, reportagens, publicações, fotos, declarações, links de redes sociais profissionais e outros documentos que contenham o nome do proponente.

O valor individual estabelecido é de R$ 2.500 pelo total do serviço prestado, independente do quantitativo de projetos a serem avaliados.

As inscrições são on-line, tiveram início nesta quinta-feira, e vão até as 23h59 do dia 12 de novembro de 2021 através do Forms:  https://docs.google.com/forms/d/1TPZac1lfVt2AFoUjSNZ1Weku_isL_2nc15n3Pp6ZqOc/edit