Sitio Histórico de São João de Carapina é inaugurado

O local foi inaugurado neste sábado, dia 28 de setembro

Sitio Histórico de São João de Carapina é inaugurado


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Samuel Chahoud

Na manhã deste sábado, dia 28 de setembro, aconteceu a inauguração do Sítio Histórico de São João de Carapina. O local, que foi totalmente revitalizado, conta com um novo espaço para lazer e turismo religioso na Serra. 

A obra do novo Sítio Histórico de São João de Carapina foi realizada pela prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Seob).

O local conta com pista de caminhada, guarita, portão de entrada, estacionamento, um píer de madeira com pergolado, iluminação em LED, bancos, drenagem e pavimentação revitalizadas e a restauração de toda a Igreja de São João de Carapina. 

A obra está avaliada em mais de 11 milhões de reais. Durante a inauguração, os fiéis puderam assistir a uma missa, conduzida pelo Padre André, de Nova Almeida. Quem também conduziu a entrega foi o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que falou sobre a importância da obra para o município. 

“Obras como a revitalização do Sítio Histórico de São João de Carapina são de extrema importância para a cidade, pois enriquecem o turismo religioso local e atrai pessoas de vários estados para visitar a nossa cidade. Essa é uma obra que valoriza a nossa história e cultura, além de impulsionar o turismo e a economia. Com o espaço, atraímos visitantes e fortalecemos nossa comunidade”, pontuou. 

A entrega contou com diversos fiéis da igreja, secretários municipais da administração pública, moradores locais de Carapina Grande e também de outros bairros da Serra.

Igreja de São João de Carapina 

A Igreja de São João de Carapina, um dos patrimônios históricos mais antigos e importantes do município, tem 440 anos e integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. A igreja foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, como Patrimônio Histórico Estadual, em 1984.

A igreja guarda uma rica história com passagens do Padre José de Anchieta, único santo que viveu em terras capixabas. Foi na Igreja de São João de Carapina que o Padre realizou seu primeiro milagre.