Sonhos realizados: dezenas de casais dizem sim em casamento comunitário

Evento aconteceu neste sábado no Parque da Cidade

Sonhos realizados: dezenas de casais dizem sim em casamento comunitário


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Dayana Souza

Na manhã deste sábado (25), o Parque da Cidade foi palco de realização de sonhos. Mais de 100 casais participaram da cerimônia do casamento comunitário promovido pela Prefeitura da Serra e oficializaram as suas uniões. Além de oferecer o casamento civil sem os custos de cartório, a Prefeitura proporcionou um evento com decoração, música, cobertura fotográfica e até lembranças como bolo e bem-casados para os noivos. 

“Cada detalhe aqui foi com muito carinho. A gente passou essas duas últimas semanas trabalhando dia e noite para isso acontecer. Teve uma turma aqui que virou noite para deixar tudo perfeito na cerimônia, para celebrar esse momento de união, paz e respeito”, disse a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota. 

Entre os participantes havia casais com os mais diversos perfis, como Sandra Mara Barbosa, de 52 anos, e João Américo da Silva, de 62. A doméstica e o pedreiro estão juntos há 37 anos e aproveitaram a oportunidade para oficializar a união. “Estou tão feliz que nem consigo explicar”, disse a noiva. 

Contrastando com o tempo de união de João e Sandra estava o casal Amanda de Cássia dos Santos e Thiago Cristian Santos. Estão juntos há oito meses, mas não menos emocionados. “O casamento comunitário é uma boa oportunidade para todos que querem casar, oficializar a união. E está sendo muito legal, estou gostando muito. Achei que ia ser mais simples. Mas está sendo muito legal. Está sendo como um casamento de verdade”, disse Amanda. 

Por causa da decoração que surpreendeu Amanda, um casal quase se atrasou para o próprio casamento. O noivo, Jociel Henrique, saiu de casa vestindo roupas informais - bermuda e camiseta do Corinthians. Ao chegar ao parque, viu que os outros casais estavam vestidos elegantemente, uns mais formais, outros menos, mas todos com um cuidado nas vestimentas. 

Diante disso, ele e a noiva Valéria de Oliveira voltaram para o bairro Novo Horizonte, onde moram, mudaram de roupa e retornaram ao parque. Chegaram atrasados, já na metade final da cerimônia, mas foram recepcionados pela equipe da Prefeitura e puderam se casar tranquilamente. 

O casamento comunitário foi realizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir). Entre os parceiros do evento estava a Guarda Civil Municipal da Serra, que levou banda para animar a cerimônia. 

Participaram casais residentes na Serra, com mais de 18 anos, renda de até três salários mínimos por casal, comprovante de inscrição do CadÚnico e ausência de impedimento legal para contrair matrimônio. A previsão é que o próximo casamento comunitário seja realizado no ano que vem.