Virada Digital: na Prefeitura da Serra vão tramitar somente processos eletrônicos

A transição vem sendo feita desde 2021.

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação-Secom/PMS

Esta quarta-feira (1º) marca a virada digital da Prefeitura da Serra. A partir dessa data, no município, todos os processos tramitarão somente em meio digital eliminando, com isso, os autos em papel.

A alteração atende à determinação do decreto nº736/ 2021, que estabeleceu o dia 28 de fevereiro deste ano como data limite para autuação de processos em meio físico, pelas secretarias municipais.

Passado um ano da aplicação da legislação, 100% dos processos já são digitais na Serra. Durante esse período de transição foram 55 mil processos eletrônicos abertos, o que gerou uma economia de cerca de R$ 4,5 milhões para os cofres públicos não só de papel, mas, também, de outros gastos como transporte, tinta de impressora, adereços para montar os processos.

Com esse recurso, deixaram de ser gastos três milhões de folhas de papel, o representa a preservação de 275 árvores.

Os serviços mais procurados

No ranking dos serviços mais procurados pelos munícipes estão os de consulta ao Plano Diretor Municipal, atendimento às condicionantes ambientais, certidão de endereço oficial e aprovação de projeto e licenciamento ambiental.

Benefícios

O programa Serra Digital, que começou a ser implantado em 2021, não prevê somente a eliminação de papel do município, indo muito além. Nesse cenário, diversos fluxos de processos foram otimizados, eliminando etapas e documentos desnecessários, reduzindo burocracias para a máquina pública funcionar de maneira eficiente.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit), Pedro Trindade, ainda acrescenta que essa mudança trouxe mais qualidade para os serviços ofertados. “Hoje temos serviços que podem ser realizados em questão de horas. É o caso da averbação de imóveis. O cidadão solicita e, em um curto período tempo, tem a demanda atendida”, comenta Pedro.

Trindade pontua, também, que o Serra Digital também teve como resultado maior produtividade dos servidores, já que muitos processos foram simplificados. “Podemos afirmar que hoje a Prefeitura da Serra está efetivamente no século XXI, inserida na modernidade”, disse o secretário.

Orientação

Para tramitar um processo, o munícipe deve acessar a aba Serviços Digitais no portal da Prefeitura – www.serra.es.gov.br. Depois do cadastro aprovado, o cidadão pode acessar os serviços no site.

Para aquelas pessoas que tenham alguma limitação quanto ao acesso aos serviços digitais, há servidores alocados no setor de protocolo da administração municipal, localizada em Serra Sede, que darão orientações sobre como operar o sistema.