Volta às aulas: alunos do Aureníria Pimentel vibram com vitória das meninas do Brasil na Copa do Mundo

Temas do futebol feminino serão tratados pelos professores de diversas disciplinas

Volta às aulas: alunos do Aureníria Pimentel vibram com vitória das meninas do Brasil na Copa do Mundo


Texto: Marcelo Pereira - Foto: André Cruz/divulgação

A volta às aulas na Emef Aureníria Pimentel, em Novo Horizonte, foi marcada pela vibração e alegria com a vitória na estreia da Seleção Feminina Brasileira de Futebol na Copa do Mundo na manhã desta segunda-feira (24).

Cerca de 400 alunos assistiram ao jogo em que o Brasil goleou o Panamá por 4 x 0, na cidade de Adelaide, na Austrália. Houve uma recepção e acolhida pelos professores e equipes pedagógicas. Após a primeira aula, os estudantes foram liberados para acompanhar a partida com os professores.

A garotada assistiu ao jogo em espaços do colégio equipados com monitores. O laboratório de ciências, de informática, o auditório e o refeitório se transformaram em arquibancadas improvisadas.

Apesar da superioridade técnica e favoritismo das jogadoras brasileiras, a tensão só acabou quando saiu o primeiro gol das canarinhas. Aos 18 minutos do primeiro tempo, a meio-campista Ary Borges abriu o placar com um belo gol de cabeça. A escola inteira vibrou com muitos gritos e apoio ao Brasil. Fim de jogo, Brasil em primeiro lugar no grupo e, após a goleada, as aulas foram retomadas.

“A Copa do Mundo Feminina rende temas que podem ser utilizados em diversas disciplinas em sala de aula. Além da gente trabalhar e promover a igualdade de gênero, pois torcemos pelo futebol das mulheres da mesma forma que apoiamos o futebol dos homens”, explica o diretor da Emef, André Cruz.

O Brasil pega a França no sábado (29) e a Jamaica na próxima quarta-feira (2). Todas as partidas acontecem às 7h da manhã.

Professores e alunos se encantam com Copa do Mundo feminina

Os professores e alunos gostaram do clima de torcida no cotidiano das aulas. Eles lembraram que a escola também parou para acompanhar a última Copa do Mundo e, nada mais justo, que as atletas tivessem o mesmo tratamento que o dos homens.

“Eu acho que extrema importância para os alunos com a questão da equidade de gênero. Assim como valorizamos o futebol masculino temos que valorizar o futebol feminino. Foi interessante ver a participação, a colaboração e a torcida dos alunos, das meninas torcendo e esperando a jogadora Marta entrar no jogo. Houve realmente um engajamento dos alunos na questão da igualdade de gênero”, sintetiza o professor de Matemática Willerson Bernardino.  

“Não só focar no futebol masculino mas apoiar o futebol feminino. Sou mulher e amei a ideia para a gente deixar o machismo de lado. Os alunos amaram acompanhar e já estão ansiosos para torcer na próxima partida da seleção feminina”, opinou a professora de MaPB, regente de sala Maria Nizia do 5º ano.

Os alunos assinam embaixo e estão empolgados com os próximos jogos. Eles acharam importante darem o mesmo destaque ao futebol das mulheres.

Mariana Oliveira, do 9º ano, gostou de acompanhar um jogo de futebol feminino na escola porque observa que a modalidade está se tornando cada vez mais importante e vai se tornar mais popular. ”E ver que a escola está trazendo isto para a gente, conscientizando que futebol não é só esporte de um gênero, tanto para torcer quanto para praticar, é muito importante para todos nós”, ressalta.  

Já Kauan dos Santos, também aluno do 9º ano, aprovou a iniciativa. “Achei que ficou da hora a escola valorizar o futebol das mulheres. Elas jogaram demais. A posse de bola delas foi incrível”, elogia.