UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE JACARAIPE

  • Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  • Descrição:
    • Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.

      Bairros de Abrangência: Costa Bela, Lagoa do Juara, Castelândia, Praia de Capuba, Enseada Jacaraipe, São Francisco, Bairro das Laranjeiras, Lagoa de Jacaraípe, Residencial Jacaraípe, Costa Dourada, Jardim Atlântico, São Patrício, Estância Monazítica, Parque Jacaraipe, São Pedro, Conjunto Jacaraípe, Portal de Jacaraípe.

      Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.

      Documentos necessários para o acesso ao serviço:

      · Cartão SUS;

      · Cartão da Unidade de Saúde;

      · Comprovante de Residência:

      · Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento).

      Requisitos para acesso ao serviço:

      1) No caso das Unidades Básicas de Saúde:

      · Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde

      · Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

      · Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

      2) No caso das Unidades Regionais de Saúde:

      · Ser morador do território de abrangência da Unidade Regional de Saúde ou ter encaminhamento agendado por outra unidade de saúde da rede para atendimento naquele serviço.

      · Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

      · Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

      Formas de acesso ao serviço:

      AGENDAMENTO DE CONSULTAS:

      A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.

      AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:

      O agendamento de exames laboratoriais é diário e a coleta ocorre todos os dias. O horário de coleta inicia às 7h e encerra às 9h. O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de 02 dias.

      AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:

      O agendamento de consultas e exames especializados é diário e ocorre na Unidade de Saúde de segunda à quinta de 7:00 às 15:30h. As consultas e exames especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado. A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema SISREG e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e comunica ao usuário. O usuário deve manter um telefone de contato atualizado no setor de agendamento de especialidades. Caso deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta seja realizada.

      CURATIVO E VACINA

      Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo e vacina funcionam das 7:30 às 16:30h.

      FARMÁCIA

      A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:

      · Apresentação do cartão SUS

      · Apresentação de documento de identidade com foto

      · Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

      · Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional.

      · O horário de funcionamento da farmácia nesta Unidade de Saúde é de 07 às 16:45h.

      Serviços oferecidos:

      · Administração e dispensação de medicamentos

      · Agendamento de exames laboratoriais

      · Atendimento individual ou em grupo com Nutricionista, Assistente Social e Psicólogo.

      · Atendimento odontológico adulto e pediátrico

      · Atendimento PROEF (Programa de Orientação ao Exercício Físico)

      · Coleta de exames laboratoriais

      · Coleta de preventivo e entrega de resultados

      · Confecção do Cartão SUS.

      · Consulta de Enfermagem

      · Consulta de Pré-Natal

      · Consulta de Puericultura

      · Consulta em Ginecologia

      · Consulta Médica Clínico Geral

      · Consulta Médica Pediátrica

      · Curativo

      · Entrega de resultados de exames

      · Marcação de Consultas e Especialidades

      · Nebulização

      · Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia, Acolhimento às gestantes, Vigilância ambiental e nutricional. Cadastro de paciente com uso de material em domicílio, oficinas terapêuticas, bolsa família.

      · Pequena Cirurgia

      · Planejamento Familiar

      · Preparo de Pacientes para consultas

      · Programa de Saúde Mental

      · Programa de Tabagismo

      · Programa de Tuberculose

      · Testes Rápidos de gravidez, Hepatites e IST’s

      · Vacinação

       

       

      Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Atendente de Farmácia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Recepção.

       

      Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:

      · Portadores de deficiência

      · Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)

      · Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)

      · Gestantes em adiantado estado de gravidez

      · Lactantes

      · Pessoas acompanhadas por crianças de colo.

  • Como Acessar:
    • OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)

    • · OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO A CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.

    • Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com as normas de saúde estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

    • A unidade de saúde não dispõe de vagas de estacionamento para os usuários. 

    • Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médica, Odontológica, de Enfermagem, Psicólogo, Assistente Social e Nutricionista, são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.

    • Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade. As unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.

    • Identificação e telefones dos setores:

    • · Recepção: 3252 7629

    • · Especialidade: 32521655

    • Formas de comunicação com o usuário:

    • Diretamente na unidade ou por telefone. 

    • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

    •  Ouvidoria através de Telefone ou Email:

    •  Telefones: 3291-2011

    •  Email:  ouvidoria@serra.es.gov.br 

    •  Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2 

    • Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.

  • Horário de atendimento presencial:
    De segunda a sexta-feira, 07h00 às 17h00
  • Telefones:
    (27)3252-7629 / (27)3252-1655
  • Endereço:
    Costa Bela, Lagoa do Juara, Castelândia, Praia de Capuba, E - - Serra/ES