UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE MANOEL PLAZA

  • Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  • Descrição:
    • Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.

      Bairros de Abrangência: Manoel Plaza, Rosário de Fátima, São Geraldo e Polo Industrial Tubarão

      Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.

      Documentos necessários para o acesso ao serviço:

      ·        Cartão SUS;

      ·        Cartão da Unidade de Saúde;

      ·        Comprovante de Residência:

      ·        Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento).

      Requisitos para acesso ao serviço:

      1)   No caso das Unidades Básicas de Saúde:

      ·        Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde

      ·        Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

      ·        Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

      2)   No caso das Unidades Regionais de Saúde:

      ·      Ser morador do território de abrangência da Unidade Regional de Saúde ou ter encaminhamento agendado por outra unidade de saúde da rede para atendimento naquele serviço.

      ·      Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

      ·      Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

      Formas de acesso ao serviço:

      AGENDAMENTO DE CONSULTAS:     

      A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.

      AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:

      O agendamento de exames laboratoriais é diário e a coleta ocorre nas quartas-feiras e sextas-feiras das 07 às 09h. O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de 01 semana.

      AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:

      O agendamento de consultas e exames especializados é diário e ocorre na Unidade de Saúde de 07:00 às 16:00 h. As consultas e exames especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado. A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema SISREG e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e comunica ao usuário. O usuário deve manter um telefone de contato atualizado no setor de agendamento de especialidades. Caso deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta seja realizada.

      CURATIVO E VACINA

      Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo funciona de 07:00 às 16:30h e a sala de vacina funciona de 07:30 às 12:00h.

      FARMÁCIA

      A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:

      ·        Apresentação do cartão SUS

      ·        Apresentação de documento de identidade com foto

      ·        Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional.

      ·        Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional.

      ·        O horário de funcionamento da farmácia nesta Unidade de Saúde é de 07 às 16h.

      Serviços oferecidos:

      ·        Administração e dispensação de medicamentos

      ·        Agendamento de exames laboratoriais

      ·        Atendimento PROEF (Programa de Orientação ao Exercício Físico)

      ·        Coleta de exames laboratoriais

      ·        Coleta de preventivos e entrega de resultados

      ·        Confecção do Cartão SUS.

      ·        Consulta de Enfermagem

      ·        Consulta de Pré-Natal

      ·        Consulta de Puericultura

      ·        Consulta Médico da Família

      ·        Curativo

      ·        Entrega de resultados de exames

      ·        Marcação de Consultas e Especialidades

      ·        Nebulização

      ·        Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia com avaliação pé diabético, Acolhimento às gestantes, Vigilância ambiental e nutricional, acompanhamento de beneficiários Bolsa Família, abordagem paciente tabagista

      ·        Planejamento Familiar

      ·        Preparo de Pacientes para consultas

      ·        Retirada de pontos

      ·        Teste de Pezinho

      ·        Testes Rápidos de gravidez, Hepatites, Sífilis e HIV

      ·        Vacinação

      ·        Visita Domiciliar por Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, e Médico.

      Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Atendente de Farmácia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepção.

      Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:

      ·        Portadores de deficiência

      ·        Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)

      ·        Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)

      ·        Gestantes em adiantado estado de gravidez

      ·        Lactantes

      ·        Pessoas acompanhadas por crianças de colo.

  • Como Acessar:
    • OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)

    • OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO A CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.

    • Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com os padrões de saúde estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

    • A unidade de saúde não dispõe de vagas de estacionamento para os usuários.

    • Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médicas e de Enfermagem são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.

    • Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade, as unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.

    • Identificação e telefones dos setores:

    • Recepção: (27) 3241-2344

    • Administração: (27) 99962-2147

    • Formas de comunicação com o usuário:

    • Diretamente na unidade ou por telefone e através do agente comunitário de saúde.

    • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

    • Ouvidoria através de Telefone ou Email:

    • Telefones: 3291-2011

    • Email: ouvidoria@serra.es.gov.br 

    • o   Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2

    • Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.    

  • Horário de atendimento presencial:
    De segunda a sexta-feira, 08h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00
  • Telefones:
    (27)3241-2344 / (27)9996-22147
  • Endereço:
    Manoel Plaza, Rosário de Fátima, São Geraldo e Polo Industri - - Serra/ES