UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE NOVO HORIZONTE
- Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
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Descrição:
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Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.
Bairros de Abrangência: Novo Horizonte, São Diogo, Oceania, Cidade Continental, Chácara Parreiral, Manguinhos e Carapebus.
Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.
Documentos necessários para o acesso ao serviço:
· Cartão SUS Atualizado;
· Cartão da Unidade de Saúde;
· Comprovante de Residência Atualizado (03 meses):
· Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento) e Cartão de vacina
Requisitos para acesso aos serviços:
1) No caso das Unidades Básicas de Saúde:
· Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde
· Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);
· Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento e Cartão de vacina em caso de crianças.
· Ter um telefone de contato
2) No caso das Unidades Regionais de Saúde:
· Ser morador do território de abrangência da Unidade Regional de Saúde e ter encaminhamento agendado por outra unidade de saúde da rede para atendimento naquele serviço.
· Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável
· Apresentar cartão SUS Atualizado, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento e Cartão de Vacina em caso de crianças
· Ter um telefone de contato
Formas de acesso ao serviço:
AGENDAMENTO DE CONSULTAS:
A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.
AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:
O agendamento de exames laboratoriais ocorre de segunda a quinta-feira, pela manhã. São distribuídas 30 senhas (exceto gestantes que são agendadas pelo Enfermeiro). O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de 01 dia dependendo do exame.
A coleta ocorre de segunda a sexta-feira das 07 às 10h da manhã.
AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:
O agendamento de consultas e exames especializados é de segunda a quinta-feira e ocorre na Unidade de Saúde de manhã e a tarde no horário de 07:30 as 16:30h.
A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema, SISREG, atualiza o Cartão SUS do Usuário e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e quando agendado comunica ao usuário. Caso o Usuário deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta no Sistema seja realizada. As consultas e exames Especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado.
OBS: Somente são lançados no Sistema usuários moradores do Bairro. (conforme protocolo da Especialidade)
CURATIVO E VACINA
Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo funciona de 09 as 11:30h e de 13 às 16:30h.
A sala de vacina funciona de 08:00 às 16:30h.
FARMÁCIA
A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:
· Apresentação do cartão SUS atualizado
· Comprovante de Residência atualizado (03 meses)
· Apresentação de documento de identidade com foto
· Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional
· Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional
· O horário de atendimento da farmácia nesta Unidade de Saúde é de 08 às 16:30h.
Serviços oferecidos:
· Administração e dispensação de medicamentos
· Agendamento de Consultas e Especialidades
· Agendamento de exames laboratoriais
· Agendamento de exames laboratoriais com cadastramento no GTI
· Atendimento individual ou em grupo com Nutricionista, Assistente Social e Psicólogo.
· Atendimento odontológico adulto e pediátrico
· Atendimento PROEF (Programa de Orientação ao Exercício Físico)
· Avaliação Clínica ao Tabagista
· Coleta de exames laboratoriais
· Coleta de Preventivos e entrega de resultados
· Confecção e Atualização do Cartão SUS.
· Consulta de Enfermagem
· Consulta de Pré-Natal – Enfermagem (1 Consulta)
· Consulta de Puericultura – Enfermagem
· Consulta do Programa de Tuberculose e Hanseníase - Enfermagem
· Consulta Médica Clínico Geral
· Consulta Médica de Pré-Natal
· Consulta Médica de Puericultura
· Consulta Médica do Programa de Hanseníase
· Consulta Médica do Programa de Tuberculose
· Consulta Medica e Procedimentos de Pequena Cirurgia
· Consulta Médica em Saúde Mental
· Consulta Médica Pediátrica
· Curativo
· Entrega de resultados de exames
· Nebulização
· Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia, Acolhimento às gestantes, Pesagem Bolsa Família, Vigilância ambiental e nutricional.
· Planejamento Familiar
· Preparo de Pacientes para consultas
· Testes Rápidos de gravidez, Hepatite B e IST’s
· Vacinação
Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepção, Auxiliar Administrativo, ASB e Assistente Técnico, .
Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:
· Portadores de deficiência
· Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)
· Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)
· Gestantes em adiantado estado de gravidez
· Lactantes
· Pessoas acompanhadas por crianças de colo.
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Como Acessar:
OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)
· OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO A CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.
Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.
A unidade de saúde não dispõe de vagas de estacionamento para os usuários.
Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médica, Odontológica, de Enfermagem, Psicólogo, Assistente Social e Nutricionista, são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.
Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade, as unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.
Identificação e telefones dos setores:
· Recepção: 3241-4777
· Administração: 3138-7094
· Sala de Especialidade: 3138-1445
· Consultório de Enfermagem -Tel /FAX: 3138-1447
· Serviço Social: 3228-2194
Formas de comunicação com o usuário:
Diretamente na unidade ou por telefone.
Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
· Ouvidoria através de Telefone ou Email:
Telefones: 3291-2011
Email: ouvidoria@serra.es.gov.br
Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2
Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.
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Horário de atendimento presencial:
De segunda a sexta-feira, 08h00 Ã s 12h00 e de 13h00 Ã s 17h00 -
Telefones:
(27)3241-4777 / (27)3138-7094 -
Endereço:
Novo Horizonte, São Diogo, Oceania, Cidade Continental, Chác - - Serra/ES