UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE NOVO HORIZONTE

  • Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  • Descrição:
    • Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.

      Bairros de Abrangência: Novo Horizonte, São Diogo, Oceania, Cidade Continental, Chácara Parreiral, Manguinhos e Carapebus.

      Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.

      Documentos necessários para o acesso ao serviço:

      · Cartão SUS Atualizado;

      · Cartão da Unidade de Saúde;

      · Comprovante de Residência Atualizado (03 meses):

      · Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento) e Cartão de vacina

      Requisitos para acesso aos serviços:

      1) No caso das Unidades Básicas de Saúde:

      · Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde

      · Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

      · Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento e Cartão de vacina em caso de crianças.

      · Ter um telefone de contato

       

      2) No caso das Unidades Regionais de Saúde:

      · Ser morador do território de abrangência da Unidade Regional de Saúde e ter encaminhamento agendado por outra unidade de saúde da rede para atendimento naquele serviço.

      · Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável

      · Apresentar cartão SUS Atualizado, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento e Cartão de Vacina em caso de crianças

      · Ter um telefone de contato

      Formas de acesso ao serviço:

      AGENDAMENTO DE CONSULTAS:

      A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.

      AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:

      O agendamento de exames laboratoriais ocorre de segunda a quinta-feira, pela manhã. São distribuídas 30 senhas (exceto gestantes que são agendadas pelo Enfermeiro). O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de 01 dia dependendo do exame.

      A coleta ocorre de segunda a sexta-feira das 07 às 10h da manhã.

      AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:

      O agendamento de consultas e exames especializados é de segunda a quinta-feira e ocorre na Unidade de Saúde de manhã e a tarde no horário de 07:30 as 16:30h.

      A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema, SISREG, atualiza o Cartão SUS do Usuário e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e quando agendado comunica ao usuário. Caso o Usuário deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta no Sistema seja realizada. As consultas e exames Especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado.

      OBS: Somente são lançados no Sistema usuários moradores do Bairro. (conforme protocolo da Especialidade)

      CURATIVO E VACINA

      Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo funciona de 09 as 11:30h e de 13 às 16:30h.

      A sala de vacina funciona de 08:00 às 16:30h.

      FARMÁCIA

      A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:

      · Apresentação do cartão SUS atualizado

      · Comprovante de Residência atualizado (03 meses)

      · Apresentação de documento de identidade com foto

      · Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

      · Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

      · O horário de atendimento da farmácia nesta Unidade de Saúde é de 08 às 16:30h.

      Serviços oferecidos:

      · Administração e dispensação de medicamentos

      · Agendamento de Consultas e Especialidades

      · Agendamento de exames laboratoriais

      · Agendamento de exames laboratoriais com cadastramento no GTI

      · Atendimento individual ou em grupo com Nutricionista, Assistente Social e Psicólogo.

      · Atendimento odontológico adulto e pediátrico

      · Atendimento PROEF (Programa de Orientação ao Exercício Físico)

      · Avaliação Clínica ao Tabagista

      · Coleta de exames laboratoriais

      · Coleta de Preventivos e entrega de resultados

      · Confecção e Atualização do Cartão SUS.

      · Consulta de Enfermagem

      · Consulta de Pré-Natal – Enfermagem (1 Consulta)

      · Consulta de Puericultura – Enfermagem

      · Consulta do Programa de Tuberculose e Hanseníase - Enfermagem

      · Consulta Médica Clínico Geral

      · Consulta Médica de Pré-Natal

      · Consulta Médica de Puericultura

      · Consulta Médica do Programa de Hanseníase

      · Consulta Médica do Programa de Tuberculose

      · Consulta Medica e Procedimentos de Pequena Cirurgia

      · Consulta Médica em Saúde Mental

      · Consulta Médica Pediátrica

      · Curativo

      · Entrega de resultados de exames

      · Nebulização

      · Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia, Acolhimento às gestantes, Pesagem Bolsa Família, Vigilância ambiental e nutricional.

      · Planejamento Familiar

      · Preparo de Pacientes para consultas

      · Testes Rápidos de gravidez, Hepatite B e IST’s

      · Vacinação

      Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepção, Auxiliar Administrativo, ASB e Assistente Técnico, .

      Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:

      · Portadores de deficiência

      · Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)

      · Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)

      · Gestantes em adiantado estado de gravidez

      · Lactantes

      · Pessoas acompanhadas por crianças de colo.

  • Como Acessar:
    • OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)

    • · OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO A CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.

    • Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

    • A unidade de saúde não dispõe de vagas de estacionamento para os usuários.

    • Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médica, Odontológica, de Enfermagem, Psicólogo, Assistente Social e Nutricionista, são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.

    • Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade, as unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.

    • Identificação e telefones dos setores:

    • · Recepção: 3241-4777

    • · Administração: 3138-7094

    • · Sala de Especialidade: 3138-1445

    • · Consultório de Enfermagem -Tel /FAX: 3138-1447

    • · Serviço Social: 3228-2194

    • Formas de comunicação com o usuário:

    • Diretamente na unidade ou por telefone. 

    • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

    • · Ouvidoria através de Telefone ou Email:

    •  Telefones: 3291-2011

    •  Email:  ouvidoria@serra.es.gov.br 

    •  Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2 

    • Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.

  • Horário de atendimento presencial:
    De segunda a sexta-feira, 08h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00
  • Telefones:
    (27)3241-4777 / (27)3138-7094
  • Endereço:
    Novo Horizonte, São Diogo, Oceania, Cidade Continental, Chác - - Serra/ES