Agentes Ambientais Mirins farão plantio de mudas em escola de Cidade Continental

A ação será realizada nesta terça-feira (07), às 8 horas

Texto e foto: Márcio Scheppa

Depois de aprenderem sobre reciclagem, preservação dos recursos hídricos, fiscalização e mais uma série de assuntos relacionados aos cuidados com o meio ambiente, a primeira turma do curso de Agente Ambiental Mirim realizará o plantio de mudas na escola onde estudam. A ação será realizada nesta terça-feira (07), às 8 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Alves Mendes, no bairro Cidade Continental, na Serra.

“Esta é a última atividade do grupo antes da formatura. As próprias crianças definiram e escolheram a ação. Trata-se da reforma dos canteiros e do plantio de mudas no pátio da escola em que eles estudam”, explica Francine Miranda Moro Dias, diretora do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Saiba mais

O curso para formação de Agente Ambiental Mirim é uma iniciativa da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), em parceria com as Associações de Moradores dos bairros. As aulas da primeira turma iniciaram em maio de 2015 e são voltadas para adolescentes de 10 a 14 anos.

O primeiro bairro atendido pelo projeto é Cidade Continental - setor Ásia. Dividida em módulos, a formação inclui oficinas e debates sobre assuntos relacionados à preservação da água, história do município, consumo consciente, entre outros temas ambientais.

“O curso de formação de Agente Ambiental Mirim tem foco na sensibilização da comunidade para as questões ambientais. O objetivo é capacitar adolescentes e contribuir para a mudança de hábitos e valores em relação ao meio ambiente. Os agentes serão preparados e incentivados a desempenhar o papel de multiplicadores dos valores éticos e de uma vida sustentável, além de estarem aptos a compartilhar e desenvolver ações que visam a proteger o meio ambiente do bairro onde moram”, conclui a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.