Audifax anuncia terceira via de ligação entre Vitória e Serra
Audifax anuncia terceira via de ligação entre Vitória e Serra

Texto: por Sinval Paulino
Trata-se de uma estrada de aproximadamente 15,4 quilômetros que vai começar na avenida Dante Micheline, em Vitória, no final da praia de Camburi (perto do portão da Vale) e seguirá margeando as principais indústrias dos dois municípios até o Civit II e daí até chegar ao posto BKR, na altura de Taquara, na Serra.
Nos estudos feitos até agora, a nova via será construída em três fases, sendo que a primeira parte, de seis quilômetros, vai ligar o trecho entre o portão da Vale, em Vitória, e a Avenida dos Metalúrgicos. Este novo trecho será destinado principalmente à circulação de ônibus e veículos particulares, permitindo uma ligação às principais vias já existentes no município serrano.
A segunda etapa será uma ligação do portão Norte da Arcelor em Cidade Continental, contornando a área da empresa, até a ES-010, onde a estrada se ligaria à Avenida Industrial, cuja primeira etapa já foi concluída até a ES-010.
Uma nova fase (terceira etapa) daria continuidade às obras da Avenida Industrial no trecho entre a ES-010 e a BR-101, na altura do posto BKR, já no bairro Taquara, criando, então, um corredor que iria da entrada do bairro Barcelona até Jardim Camburi.
A secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Serra, Mirian Soprani, disse que o projeto está previsto no Plano Diretor Municipal (PDM) da Serra e no Plano Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande Vitória (PDUI-GV), elaborado pelo Instituto Jones dos Santos Neves em parceria com os municípios.
Segundo ela, o principal objetivo é desafogar o tráfego na BR-101 e na avenida Norte Sul, onde circulam até cerca de 50 mil veículos por dia, com gargalos registrados principalmente nos horários de pico, de manhã e à tarde. Ainda não há estimativa de valores nem do volume de carros que passariam a utilizar a terceira via de ligação entre os dois municípios.
Saiba mais
- A ideia é construir uma terceira via de ligação entre Serra e Vitória, contornando as áreas da Vale e da Arcelor Mittal.
- Hoje, há duas vias de ligação entre os dois municípios: a BR-101 e a Norte-Sul. Por ali, transitam aproximadamente 50 mil veículos por dia, sendo 35 mil na Norte- Sul e 15 mil na BR.
- O corredor terá 15,4 quilômetros de extensão e vai ligar a Avenida Dante Michelini, em Jardim Camburi, ao Civit II, na Serra, e daí até a BR-101 perto da entrada de Barcelona.
- A primeira etapa é uma ligação entre a Avenida Dante Michelini, em Vitória, e a Avenida dos Metalúrgicos, na Serra. A partir daí, já será possível uma integração desta via com os principais corredores de tráfego na Serra.