Bromélias estão livres de focos do mosquito Aedes aegypti

Confira as explicações técnicas sobre as bromélias e o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças

Bromélias estão livres de focos do mosquito Aedes aegypti

Texto: Márcio Scheppa - Foto: Divulgação/PMS

No Parque da Cidade, em Laranjeiras, é possível visitar o Bromeliário e conhecer todas as características dessa importante espécie vegetal. Elas são encontradas também nas áreas de restinga, localizadas nas praias.

Equipes da Prefeitura da Serra - durante o trabalho de recuperação dos trechos de restinga da orla de Manguinhos - foram questionadas sobre o plantio de bromélias, considerando a questão da dengue, pelo fato delas acumularem água. Confira as informações fornecidas pelo Departamento de Recursos Naturais, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma):

É verdade que a água acumulada nas folhas das bromélias pode ser um foco do mosquito da dengue?

Resposta: Não, isso é um mito. As bromélias estão entre as espécies mais importantes para a manutenção da biodiversidade em ambientes naturais. Existem cerca de 400 a 500 espécies de animais relacionadas a estas plantas, elas as utilizam como moradia, local de caça ou fonte de água e alimento. Isso se dá pelo fato de algumas bromélias possuírem uma espécie de cisterna foliar, com folhas dispostas em forma de uma roseta, o que lhes confere a capacidade de armazenar água, sementes, restos de folhas e detritos orgânicos entre suas folhas.

Desta forma, as bromélias proporcionam um ambiente com ótimas condições, que pode ser considerado um pequeno ecossistema. Portanto, pode-se afirmar que essas bromélias funcionam como espécies-chaves para manutenção da biodiversidade.

No entanto, algumas pessoas tendem a relacionar bromélias à proliferação de mosquitos e às consequentes epidemias daí decorrentes.

O Aedes aegypit não é silvícola, ou seja, ele não é de floresta. As fêmeas preferem colocar seus ovos em ambientes urbanos e locais inorgânicos, artificiais (caixa d’água, pneus, garrafas...), onde a ecologia é pobre e não há competição e predadores, diferente do tanque das bromélias que é orgânico, com diversos seres vivendo e competindo por alimento.

O mosquito da dengue não se prolifera em ambientes ecologicamente equilibrados, onde existem seus predadores e competidores naturais. A água que fica armazenada nas folhas das bromélias é um verdadeiro ecossistema, bem diferente da água parada que serve de criadouro para o Aedes aegypti. Protegidos pelas folhas, vários organismos, como pequenos animais e insetos, vivem nesse ambiente, o que impede a sobrevivência das larvas do mosquito que transmite dengue e outras doenças.

Bromeliário

O Bromeliário é uma das atrações do Parque da Cidade. O endereço é Avenida Norte Sul, Laranjeiras.

Escolas, grupos e a sociedade organizada podem agendar visitas mediadas. Para isso, basta entrar em contato pelos telefones 3338-7302 e 99815-6693 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas).