Capacitação sobre notificação de acidentes de trabalho
O treinamento foi ministrado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS
A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), por meio da Gerência responsável pela Vigilância da Saúde do Trabalhador, participou nesta semana de um treinamento no Hospital Metropolitano sobre a importância das notificações dos acidentes de trabalho graves, fatais e em crianças e adolescentes.
O treinamento foi ministrado pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com a Sesa. O objetivo da capacitação foi alertar os profissionais sobre a importância da notificação dos agravos relacionados ao trabalho.
A capacitação também abordou sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação/SINAN, o conceito e classificação de acidentes de trabalho, orientações de preenchimento da ficha de acidente de trabalho grave, fatal e em crianças e adolescentes.
A superintendente da Vigilância em Saúde da Serra, Kelly Rose Areal, alerta para a importância da notificação dos acidentes de trabalho, independente se o hospital for público ou privado.
“Vale ressaltar que todos os hospitais públicos e privados têm a obrigatoriedade de fazer a notificação, considerando que muitos trabalhadores possuem planos de saúde corporativos ou pessoais e acabam procurando os hospitais privados”, afirmou a superintendente.
Ela lembra ainda que um dos maiores focos da capacitação foi a importância das notificações dos acidentes. “Ela não pode deixar de ser feita pelos hospitais” afirmou.
De acordo com a Portaria 1.823/12 do Ministério da Saúde, a política nacional de saúde do trabalhador tem por objetivo o desenvolvimento integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e a proteção da saúde e a redução da mortalidade.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador deve atuar de forma integrada com os demais setores de vigilância, Atenção Primária e todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS.
Os acidentes no Brasil são agravos que pelo seu expressivo impacto na mortalidade da população, constituem-se em importante problema de Saúde Pública, sendo, portanto, objeto prioritário das ações do Sistema Único de Saúde, que em conjunto com outros segmentos deve buscar formas efetivas para o seu enfrentamento.
O município da Serra concentra um expressivo pólo industrial, por isso o objetivo da implantação do fluxo de notificação de acidentes de trabalho graves, fatais e crianças e adolescentes é produzir informações para que estas sejam instrumento de apoio para o conhecimento da realidade, planejamento e ações a serem tomadas.