Cerca viva da horta urbana será feita nesta quinta-feira (09)

Essa será mais uma etapa de preparação da horta urbana de Barcelona

Cerca viva da horta urbana será feita nesta quinta-feira (09)

Nesta quinta-feira (09), às 8 horas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) cumprirá mais uma etapa de preparação da horta urbana que está sendo criada no bairro Barcelona. “Faremos o plantio da cerca viva no entorno da horta, utilizando para isso a espécie conhecida como murta. Para isso, teremos o apoio da Pastoral da Saúde do bairro”, explica a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.

A horta ocupará uma área pública localizada na esquina entre a Avenida Região Sul e a Rua Laguna, onde antes era um ponto viciado em descarte irregular de entulho e lixo. “A Secretaria de Serviços da Prefeitura da Serra retirou 30 caçambas de resíduos do local. Em uma parceria com a empresa Emec, foi feito o cercamento e sinalização de toda a área”, acrescenta a secretária.

Em outra etapa futura - com o apoio da Secretaria de Agricultura  do município (Seap) - o local também passará por aração e gradagem, que é o preparo da terra para receber os canteiros e o plantio das mudas de hortaliças.

Saiba mais

O Projeto Hortas Comunitárias tem o lema “Germinar: Promover vidas e gerar oportunidades” e visa transformar espaços de descarte irregular de resíduos sólidos em ambientes sadios, gerando complementação nas condições de alimentação, renda e qualidade de vida para a região.

A Associação de Moradores terá a responsabilidade de organizar um grupo de voluntários para cuidar da horta, além de organizar a doação dos produtos para instituições sociais sem fins lucrativos, instituições de ensino públicas e para os próprios moradores do bairro.

A iniciativa é um dos eixos do programa Plantar Serra, lançado em março de 2015 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Os referidos espaços serão constituídos em áreas públicas, previamente identificadas e destinadas pela municipalidade para esta finalidade. E deverão atender aos seguintes critérios:

- Apresentar terreno regular, com boa acessibilidade, não acidentado, livre de alagamentos, arejado e ensolarado;

- Estar inserido em uma comunidade que demonstre interesse pelo cultivo, manutenção das hortas comunitárias e adesão ao projeto.