CTA realiza testes no Dia Mundial de Combate à Aids

Foram distribuídos mais de três mil preservativos durante a ação

CTA realiza testes no Dia Mundial de Combate à Aids


Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS

Nesta terça-feira (1º), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou uma ação no Terminal de Carapina em razão do Dia Mundial de Combate à Aids. Mais de 300 pessoas realizaram testes rápidos de HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) no evento que aconteceu das 8 às 16 horas.

Também foram distribuídos para a população mais de três mil preservativos, com o objetivo de prevenir casos de transmissão do vírus HIV através da relação sexual. Afinal, ao utilizar corretamente o preservativo, o risco de transmissão cai para 5%.

Para o morador do município, Fabrício Azeredo, “essa ação é muito valiosa, pois sabemos que temos esse teste gratuito nas unidades, mas nem sempre paramos para ir ao local”, disse Azaredo, que estava passando pelo terminal e foi abordado pelos profissionais do CTA.

Segundo a secretária municipal de saúde em exercício, Cristiane Stem, “os moradores devem ir à unidade e no CTA para realização desses testes. A retirada dos preservativos também pode ser feita de forma gratuita em todas as 40 unidades de saúde, seja na recepção ou na farmácia, e não há necessidade de identificação”, afirmou.

Informativos e teste de HIV

Durante a ação foram realizadas a distribuição de panfletos educativos e a coleta de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites com resultado entregue ao paciente em 15 minutos. Mais de três mil pessoas foram abordadas para entregas de informativos.

De acordo com a referência técnica das DST/Aids, Marta Cole, "a maior incidência de transmissão de HIV é pela relação sexual. Por isso, o preservativo é fundamental para prevenção de todas as DSTs, inclusive a Aids".

Ela afirma ainda que nesse ano, até a segunda quinzena de novembro, foram realizados mais de 6.570 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites no CTA.

Segundo Marta, quem quiser fazer o teste rápido de HIV e toda a triagem de DST’s deve procurar uma unidade de saúde ou o Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids e Hepatites Virais do município com qualquer documento com foto. Não é necessário ter solicitação médica. O CTA fica localizado na Rua Homero Pimentel Lopes, em Rosário de Fátima e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

DST/Aids

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem ser transmitidas através de relação sexual sem proteção, transfusão de sangue contaminado com o HIV, no compartilhamento de agulhas e seringas contamidas, além da transmissão vertical – quando a mãe infectada passa a doença para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação

CTA

O atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que a orientará sobre o resultado final do exame, independentemente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por acompanhar os pacientes.

Ao procurar o CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST’s e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as formas de prevenção.

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST’s

Local: Rua Homero Pimentel Lopes

Bairro: Rosário de Fátima, Serra

Horário: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.