Espaço Botânico do Parque da Cidade recebeu 2.601 visitantes em setembro

Local conta com viveiro de plantas

Espaço Botânico do Parque da Cidade recebeu 2.601 visitantes em setembro


Texto: Marcio Scheppa

No mês de setembro, o Espaço Botânico do CEPS - Centro de Estudo, Pesquisa e Conservação de Bromélias do Município da Serra recebeu 2.601 visitantes. O número considera apenas aqueles que participaram das visitas guiadas.

Localizado no Parque da Cidade, em Laranjeiras, o Espaço Botânico conta com bromeliários e viveiros de plantas (carnívoras, bioativas, sensitivas, da Mata Atlântica, berçário de bromélias, jardim temático de restinga e circuito de plantas nativas). “A maior parte do público é formada por visitantes e frequentadores do Parque, de projetos sociais e alunos da educação básica da Serra e dos demais municípios da Grande Vitória”, explica o biólogo e professor Nagibi Neto, responsável por conduzir as visitas.

Durante as visitas, os participantes podem conferir palestras de diversos temas ligados ao meio ambiente como ecossistemas da Serra, sua importância e preservação; plantas sensitivas e bioativas; conservação e produção de mudas de plantas nativas; bromélias e a reintrodução de espécies, sua importância para os ecossistemas; dengue e o Aedes aegypti; a importância da reciclagem e descarte correto do lixo; crise hídrica e preservação da água entre outros assuntos.

Microscópio

Outro atrativo da visita é a prática com o uso de microscópio. Com o equipamento, os estudantes observam uma amostra da água retirada dos tanques das bromélias, conhecer a fauna e flora que vivem nestes tanques; além da morfologia floral, identificando partes das bromélias.

Doações de mudas

No mês de setembro, foram doadas 920 mudas de plantas ornamentais e nativas da Mata Atlântica. Os exemplares foram entregues para escolas, pessoas que participaram das atividades desenvolvidas no Espaço Botânico e frequentadores das aulas práticas no Parque da Cidade. As mudas foram produzidas pelos alunos da educação básica do ensino fundamental da Serra durante as atividades práticas de educação ambiental que ocorrem no Espaço Botânico.

Como agendar uma visita mediada no Espaço Botânico:

Os responsáveis pelas escolas, grupos e demais interessados podem agendar as datas para visitas mediadas e participar das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas durante todo ano no Espaço Botânico. Para isso, basta entrar em contato pelos telefones (27) 3338-7302 ou 99815-6693, das 7h às 17h.

O Parque da Cidade fica na Av. Norte Sul, em Laranjeiras.