Farmácia de Carapina funciona nos finais de semana

Farmácia de Carapina funciona nos finais de semana

Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS

Há mais de 25 anos, os serranos podem contar com os serviços da farmácia de Carapina também nos finais de semana.  A farmácia funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 07 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 07 às 17 horas.

São 403 remédios diferentes disponíveis no município da Serra. O morador pode realizar a dispensação de medicamentos nas 33 Unidades Básicas e nas seis Unidades Regionais de Saúde. Em 2014, foram investidos R$ 12 milhões em medicamentos.

Nos finais de semana, os pacientes que procurarem atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (Carapina e Serra-Sede) e na Maternidade, devem retirar os medicamentos na farmácia de Carapina.

Durante a semana, a orientação é que o morador busque a medicação na unidade de saúde de referência do seu bairro. Só pode retirar o remédio, o paciente que tiver a receita emitida pelo médico do Sistema Único de Saúde (SUS).

O índice de abastecimento de medicamentos nas Unidades de Saúde, Centros de Referência e Unidades de Pronto Atendimento do município da Serra é de 93%.

A Relação de Medicamentos Essenciais da Serra (Remes) possui 403 medicamentos padronizados, sendo 291 medicamentos de aquisição do município e os outros recebidos do Ministério da Saúde/Governo Federal e que fazem parte dos programas de Tuberculose, Hanseníase, DST-Aids e insulinas. Veja aqui os medicamentos disponibilizados pelo município: /site/pagina/medicamentos-disponibilizados-pelo-municipio

A relação de medicamentos é elaborada, tendo como base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e o perfil epidemiológico do município. A a seleção é feita a cada quatro anos, com a participação dos profissionais de saúde.

Farmácia de Carapina

Endereço: Rua São Pedro, no pátio da Maternidade de Carapina, Jardim Limoeiro, telefone: 3338-9100.