História de Nova Almeida é destaque nesta terça (27)

Historiador vai falar sobre Igreja dos Reis Magos, entre outros assuntos, no sétimo encontro do projeto Memórias da Serra

História de Nova Almeida é destaque nesta terça (27)

Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Bianca Nascimento - Secom/PMS

Convidado da próxima edição do Projeto Memórias da Serra, o historiador Alci Barroso Rangel vai falar sobre a vida política, cultural e religiosa de Nova Almeida nesta terça-feira (27), a partir das 19 horas, no Hotel Serra Grande, em Laranjeiras. O evento gratuito tem como objetivo promover um ciclo de conversas sobre as transformações históricas e culturais vivenciadas no município da Serra.

Ao final do ciclo de encontros, será lançado um livro de histórias contadas para serem eternizadas e servirem como inspiração de vida para que outras pessoas não desistam de seus objetivos e sonhos.

O evento “Memórias da Serra” é gratuito e oferecido pelo Ministério da Cultura, a Vale e a Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes) em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, com patrocínio da Vale e da ArcelorMittal, e apoio do Grupo Serra Grande.

Este é o último encontro de 2018. O projeto fará uma pausa nos meses de dezembro e janeiro, e retoma as atividade em fevereiro de 2019.

Sobre o autor

Com experiência de 21 anos como professor de matemática, Alci foi assessor especial da Secretaria de Educação da Serra e coordenador do Projeto Escola Aberta por três anos em parceria com a Unesco. Alci também administrou o setor cultural da Igreja e Residência Reis Magos.

Nascido em Biriricas, município de Fundão, há 59 anos, e criado em Nova Almeida, o professor tem envolvimento histórico com a comunidade através de seus familiares, cujo tio-avô fora prefeito da Comarca de Nova Almeida e tendo em particularidades, documentos contando a história da fundação da Missão dos Reis Magos, desde a sua origem indígena até os dias atuais.

Durante muitos anos de pesquisa e por meio de documentos e relatos de familiares e pessoas importantes, ainda vivas na comunidade, adquiriu vasto conhecimento da história de Nova Almeida e transmitiu através de palestras as informações para a comunidade escolar e acadêmica, assim como para turistas do Brasil e do exterior, tendo elevado cada vez mais a importância do monumento histórico no universo cultural.

Ciclo “Memórias da Serra”

Quando: terça-feira (27), às 19 horas

Local: Sala de Eventos do Hotel Serra Grande, Laranjeiras