Horta de Barcelona recebe plantio de sementes

Local era ponto de descarte irregular de resíduos

Horta de Barcelona recebe plantio de sementes

Texto: Márcio Scheppa
Foto: Vitor Rosa Oliveira/Semma

Dentro das ações previstas no programa Plantar Serra da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) consta a implantação de hortas urbanas. A primeira está sendo feita em Barcelona, em parceria com a Associação de Moradores do bairro. Nesta quarta-feira (16), os canteiros foram preparados e  receberam o plantio de sementes de hortaliças, com a ajuda da comunidade.

A área pública que foi transformada em horta comunitária fica na esquina da Avenida Região Sul com a Rua Laguna e era um ponto viciado em descarte irregular de resíduos. Do local, foram retiradas 30 caçambas de resíduos.

“O local foi todo cercado e recebeu terra própria para o cultivo das hortaliças. As técnicas de cultivo foram repassadas pela Secretaria de Agricultura do município e a Associação de Moradores de Barcelona ficará responsável pela gestão da horta comunitária. A ideia é que a produção seja doada para instituições sociais sem fins lucrativos, instituições de ensino públicas e para os próprios moradores do bairro”, explica a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.

Saiba mais

O Projeto Hortas Comunitárias tem o lema “Germinar: Promover vidas e gerar oportunidades”. Trata-se de um piloto para implantação de hortas comunitárias nos bairros, com o objetivo de transformar espaços de descarte irregular de resíduos sólidos em ambientes sadios, gerando complementação nas condições de alimentação, renda e qualidade de vida.

Os referidos espaços serão constituídos em áreas públicas, previamente identificadas e destinadas pela municipalidade para esta finalidade, e deverão atender aos seguintes critérios:

- Apresentar terreno regular, com boa acessibilidade, não acidentado, livre de alagamentos, arejado e ensolarado;

- Estar inserido em uma comunidade que demonstre interesse pelo cultivo, manutenção das hortas comunitárias e adesão ao projeto.