Programa Mais Médicos amplia o acesso à saúde na Serra

O município conta com 77 profissionais do programa, que completou dois anos

Programa Mais Médicos amplia o acesso à saúde na Serra


Texto e Foto: Simone Delevedove

Após dois anos do Programa Mais Médicos, o acesso à Atenção Básica no município da Serra aumentou em 54 mil consultas por mês. Atualmente, o município possui 77 profissionais de Medicina, vindos do programa do Governo Federal.

Os profissionais estão distribuídos nas seguintes unidades: Chácara Parreiral, Itinerante, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Boa Vista, Campinho da Serra, Carapebus, Central Carapina, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Manguinhos, Nova Almeida, Nova Carapina I e II, Parque Residencial Laranjeiras, Planalto Serrano - Blocos A e B, Porto Canoa, São Marcos, Taquara I e II, Vila Nova de Colares, Vista da Serra, Feu Rosa, Jacaraipe, Novo Horizonte, Serra Dourada e Serra-Sede. 

Segundo o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, “a chegada desses profissionais melhorou muito o atendimento na Atenção Básica do município. O número de consultas aumentou nas unidades de saúde”. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o município da Serra foi o que mais recebeu profissionais do programa Mais Médicos atuam no Espírito Santo. A atuação desses profissionais impacta na assistência dos mais de 480 mil habitantes do município.

Com esses profissionais, a população nota as mudanças e elogia a melhoria no acesso à saúde. “Ficou mais fácil consultar na unidade de saúde agora. Tem mais médicos e eles são muito atenciosos conosco”, afirmou Maria da Conceição do Nascimento, moradora do bairro Novo Horizonte.

O programa

Lançado em julho de 2013, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa cursam Especialização em Atenção Básica, com acompanhamento de tutores e supervisores. Para participar da iniciativa, eles recebem bolsa formação paga pelo Ministério da Saúde e ajuda de custo paga pelo município onde atuam.