Novo secretário, nova inspetora e mais agentes na Guarda Municipal são novidades na segurança

O cargo de inspetora da Guarda Civil Municipal será ocupado pela agente Viviane Aparecida Schlickmann de Oliveira
Novo secretário, nova inspetora e mais agentes na Guarda Municipal são novidades na segurança
TEXTO: Marcos Sacramento   FOTO: Rafael Ferraz/Secom-PMS

A segurança pública da Serra estará sob novo comando a partir desta segunda-feira (28), quando será nomeado e tomará posse o novo secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues Ribeiro Filho. Ele retorna ao cargo que ocupou entre 2014 e o início de 2017.

A solenidade de nomeação e posse do secretário será às 18 horas, no gabinete do prefeito Audifax Barcelos. Na ocasião serão nomeados mais 58 guardas civis municipais. Outra novidade será a nomeação da inspetora que estará à frente da instituição, em cumprimento à Lei Federal 13.022 que regulamenta o funcionamento das Guardas Municipais.

O cargo de inspetora da Guarda Civil Municipal será ocupado pela agente Viviane Aparecida Schlickmann de Oliveira. De acordo com o secretário-adjunto Reginaldo Santos Silva, a profissional foi escolhida para o posto devido ao comprometimento, perfil de liderança e à visão sistêmica de segurança pública que demonstrou nesses quase dois anos em que atua na GCM.

Oliveira, como é chamada, tem formação em nível superior e atualmente trabalha na corregedoria da GCM, após ter atuado no operacional. Ela participou da capacitação em liderança e gestão estratégica pela Esesp e está fazendo o curso de subinspetoria em parceria com a GCM de Vila Velha.

Perfil do secretário

Nylton Rodrigues Ribeiro Filho é coronel da Polícia Militar do Espírito Santo, onde ingressou em 1988. Atuou no Batalhão de Missões Especiais, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), atual Academia de Polícia Militar, comandou o 6º Batalhão (responsável pelo policiamento na Serra), foi chefe do Estado Maior e Comandante Geral da corporação.

Atuou como secretário de Defesa Social da Serra por dois anos e meio, entre 2014 e o início de 2017. Trabalhou também no Governo do Estado, onde, entre outras funções, foi secretário de Segurança Pública de 2017 a 2018.

Formado na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, é pós-graduado em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Tem curso de Gerenciamento de Crises pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) e participou do curso “Tiro Defensivo na Preservação da Vida – Método Giraldi”, em São Paulo, tornando-se um dos introdutores do método na Polícia Militar do Espírito Santo.