Orientações para um Carnaval mais tranquilo
Orientações para um Carnaval mais tranquilo

Texto: por Marcos Sacramento
A Prefeitura da Serra se empenhou nas últimas semanas para que o Carnaval 2018 seja palco de alegria, descontração e tranquilidade. Porém, é preciso que toda a população contribua para que o feriado aconteça sem nenhuma confusão ou acidente que possam estragar o clima de festa.
Basta lembrar das orientações abaixo antes de cair na folia, afinal, conforme diz o Artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é ?dever do Estado, direito e responsabilidade de todos?.
- Na Serra, é proibido colocar som alto em via pública, segundo a lei municipal 3.083/2007. Equipamentos de som amplificado em carros ou caixas de som ligadas a bares ou quiosques poderão ser recolhidas pela fiscalização. A multa para o responsável pode chegar a R$ 10 mil.
- Cerveja só no copo plástico ou na latinha. De acordo com a Lei Nº 4651/2017, é proibida a venda de bebidas em garrafas descartáveis do tipo ?long neck? em eventos artísticos, culturais e desportivos. A exceção fica para os bares, restaurantes e casas noturnas.
- Bebeu, dançou no bloco e quer dar um mergulho no mar para se refrescar? Melhor mudar de ideia. Entrar no mar depois de ingerir bebida alcoólica aumenta o risco de afogamentos.
- O mesmo vale para nadar após as refeições. Espere algumas horas para nadar depois de saborear aquela deliciosa moqueca.
- Na praia, prefira ficar próximo aos postos dos guarda-vidas.
- Atenção com as crianças, para que elas não se percam nas aglomerações ou sofram acidentes no mar. A Guarda Municipal em terra e os guarda-vidas no mar ajudam a manter a segurança, mas é fundamental que os pais tomem conta dos seus filhos.
- A Prefeitura disponibilizou banheiros químicos nos locais de folia. Não há desculpas para fazer xixi na rua.
- Obedeça a sinalização de trânsito. Evite estacionar em locais proibidos. Em frente a garagens, inclusive, não é preciso haver sinalização para configurar a infração de estacionamento proibido.
- Se possível, vá para a folia de táxi ou junte os amigos no esquema da carona solidária. Neste caso, o motorista da rodada tem que passar longe da bebida alcoólica.
- Esta é para os homens: ?não é não?. Trate as mulheres com respeito e sem assédio.