Parceria fortalece projeto João de Barro

Parceria fortalece projeto João de Barro

Parceria fortalece projeto João de Barro


Texto: por Sinval Paulino

O projeto João de Barro, de recolhimento e doação de móveis e eletrodomésticos na Serra, chegou a receber mais de 30 ligações em um dia ? o normal é de cinco ligações ? de moradores interessados em fazer doações. O crescimento é atribuído à nova fase do projeto, que prevê a recuperação e reforma dos produtos que serão doados para famílias carentes.

O serviço, desenvolvido pela Secretaria de Serviços (Sese) da Prefeitura da Serra, existe há cerca de cinco anos, mas agora entrou em uma nova fase, pois foi fechada uma parceria com a Ação Solidária Adventista (ASA) que tem um galpão em Vista da Serra onde são feitos os consertos dos produtos que seguem para doação.

Os interessados em doar móveis podem ligar para o telefone 99503-3549 e agendar o recolhimento. Devido ao crescimento da demanda, é necessário esperar pela programação do caminhão que percorre os bairros da cidade para coletar os materiais, que seguem para o galpão do projeto João de Barro, em Novo Porto Canoa. Ali, os que podem ser aproveitados vão para a ASA, que faz a doação, e os que não têm mais conserto seguem para uma empresa especializada em tratamento de lixo.

Com a parceria, que fortaleceu o projeto, a oferta de móveis e eletrodomésticos cresceu e hoje há produtos como geladeira (ainda não testada), máquinas de lavar, que ainda passarão por reparos para doação, e sofás, entre outros.

O móvel que não estiver em condições de uso é descartado. Aqueles que ainda podem ser reformados são destinados para o galpão da ASA, em Vista da Serra. Ali, uma equipe de profissionais faz a reforma do móvel ou do eletrodoméstico e destina para uma família carente.

Os interessados em receber os móveis doados, depois de recuperados, podem fazer o pedido no telefone do projeto João de Barro, que encaminha para a ASA. O coordenador do projeto, Getúlio Ramos Pimentel, explicou que as famílias são cadastradas e, após um estudo social, é feita a doação.

 ?Podemos fazer consertos de máquinas, recuperação de móveis, colchões e outros produtos que ficam como novos. É impressionante como estes produtos, depois de entregues, podem transformar a vida de uma família, pois muita gente não tem local nem para dormir hoje?, disse Pimentel.

O secretário de Serviços, Guto Lorenzoni, acrescentou que, além dos itens que são recolhidos pelo caminhão do João de Barro, a prefeitura também pretende fazer campanhas nos bairros, recebendo material para o projeto.

Guto explicou que o trabalho não se resume a recolher e doar móveis e eletrodomésticos. ?Os interessados também podem doar brinquedos, roupas e calçados. Isso é importante porque contribui para a parte ambiental, retirando das casas e das ruas o que seria destinado ao lixo, e ajuda as famílias carentes, que são mais de 60% da população da Serra?, resumiu o secretário.

Anote o telefone: 99503-3549

Encontre o projeto João de Barro no mapa: https://goo.gl/maps/uqbosfedpNx