Passeio ecológico marca abertura da 1ª Jornada Sustentável da Serra

Trajeto privilegiou parte das belezas naturais do município

Passeio ecológico marca abertura da 1ª Jornada Sustentável da Serra

Texto e foto: Márcio Scheppa

Na manhã deste domingo (20), em Jacaraípe, ciclistas de todas as idades e famílias inteiras participaram do “I Ecobike da Serra”, um passeio ecológico realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) que marca a abertura da 1ª Jornada Sustentável do município.

O trajeto teve como ponto de partida a Praça Encontro das Águas e foi até a Lagoa Juara, percorrendo cerca de 6 km, aproximadamente 40 minutos de pedalada em ritmo leve.

Antes da saída, houve aquecimento com aula de zumba e sorteio de brindes. Todos os participantes ganharam camiseta e garrafinha, e puderam manter a hidratação em dia, com a distribuição de água e frutas. O evento contou ainda com ambulância e apoio de agentes municipais de trânsito.

“Agradeço a todos os envolvidos na organização e aos participantes que aproveitaram este dia lindo de sol e tempo bom para estar aqui conosco. Este trajeto mostra bem as belezas naturais da Serra, onde pudemos contemplar o mar, rio e lagoa. Além da vegetação de restinga da orla de Jacaraípe”, descreveu a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.

Público diverso

Além da bela paisagem, o trajeto foi pensado de modo a permitir a participação de pessoas de todas as idade. Uma das crianças presentes foi a pequena Tainá, seis anos, que elogiou bastante o passeio. Acompanhada do pai, Desil Henrique, ela estava com todos os equipamentos de segurança, como luva e capacete.

Outro participante, este com um pouco mais de experiência, foi o senhor Antônio Tadeu Balbino de Lima, 65 anos, morador do bairro São Pedro, região de Jacaraípe. “Foi excelente. Bem organizado e para todas as idades”, resumiu.

Além de pessoas que usam a bicicleta apenas para passear, o I Ecobike da Serra contou ainda com atletas profissionais. É o caso de Welington Cavalcante, do município de Anchieta, ele ocupa o segundo lugar no ranking nacional da categoria C2, exclusiva para atletas que pedalam com uma única perna. “Apesar de não ter uma das pernas, a minha bicicleta não precisou ser adaptada, é um modelo que serve para qualquer outro atleta”, explicou Cavalcante, dez vezes campeão brasileiro de paraciclismo.

Quem também passa muitas horas em cima de uma bike é o funcionário público da Codesa, Robson Markes Ferreira. Apesar de morar em Laranjeiras, na Serra, pelo menos três vezes na semana ele vai trabalhar pedalando, até Vitória. “São 28 km para ir e a mesma distância para voltar. Demoro em média 55 minutos para chegar no trabalho. Ainda assim, eu e uns 30 amigos estamos organizando um grupo para pedalar todos os domingos. O objetivo é a diversão”, disse.

Além da diversão, a bicicleta traz ainda outras vantagens. “Ao pedalar você não polui o meio ambiente, contribui para a mobilidade urbana e ainda cuida da saúde do corpo e da mente. Vamos realizar outros eventos como este” concluiu a secretária Andreia.

Mais programação

O passeio ecológico marca a abertura da 1ª Jornada Sustentável da Serra. Clique aqui e confira o restante da programação na íntegra, que acontece neste domingo e segunda-feira (20 e 21), no Parque da Cidade, em Laranjeiras.