Prefeitura investe na recuperação de restinga da orla de Manguinhos

Prefeitura investe na recuperação de restinga da orla de Manguinhos

Texto: Márcio Scheppa - Foto: Divulgação/PMS

A vegetação de restinga é fundamental para a fixação da areia da praia, evitando que os ventos, marés e chuvas iniciem processos erosivos. Ela funciona como uma barreira natural contra as ressacas e serve de abrigo para pequenos animais silvestres. Tartarugas-marinhas também necessitam desses ambientes para sua desova.

O município da Serra investe em campanhas educacionais, plantio de mudas nativas e cercamento das áreas de restinga em recuperação. As ações foram reforçadas a partir de 2013 e abrangem também a orla de Jacaraípe.

Corte de árvores exóticas

Outra ação que é realizada nas áreas de restinga é o corte ou poda de árvores exóticas, como as castanheiras e abricós. É que a sombra destes vegetais prejudica a recuperação dos fragmentos de restinga.

“Já foram realizados alguns cortes, mas o município tem a obrigação de retirar outras 21 árvores exóticas invasoras, na orla do balneário de Manguinhos, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil. O Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta Judicial - assumido em 2011 e cujo processo tramita na 5ª Vara Federal Cível - é assinado também pelo Ministério Público Federal, Ibama e Iema. A atual gestão municipal fez diversas tentativas, junto aos órgãos citados, no sentido de reduzir o número de árvores a serem cortadas”, explica a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.

E completa: “Cortar uma árvore é uma ação que causa tristeza. Quando isso é feito na praia, onde estes arbustos oferecem sombra, a situação é ainda mais difícil de compreender e aceitar. Mas, neste caso da orla de Manguinhos, trata-se de uma decisão técnica e necessária”.

Todo o serviço de corte e poda é vistoriado e acompanhado por profissionais das áreas de biologia, engenharia florestal e engenharia ambiental da Prefeitura. “Além disso, todas as ações são amplamente discutidas com a associação de moradores. Trata-se de um processo transparente e que resultará em melhorias para a vegetação nativa do local”, reforça a secretária Andreia.

A secretária acrescenta ainda a importância da colaboração dos turistas e frequentadores das praias. “Mesmo reconhecendo que visualmente terá impacto com a retirada destas árvores de maior porte, estamos cumprindo decisão judicial. Importante frisar que os banhistas precisam respeitar as áreas cercadas e em recuperação, não ocupando e nem estacionando veículos sobre estes locais. Além de observarem as demais orientações contidas nas placas orientativas como não realizar churrasco na praia e recolher todo o resíduo gerado”, conclui.

Plantio

Em uma parceria com a Infraero, espécies nativas de restingas que precisarão ser retiradas da área de expansão do aeroporto de Vitória serão transplantadas para as áreas em recuperação de Manguinhos.

Outras ações

Além da poda e corte da vegetação exótica, a Prefeitura realiza fiscalização constante para que não haja prejuízos e ocupação irregular nas áreas de restinga. Cercamento, instalação de placas orientativas e campanhas de conscientização também integram as iniciativas da municipalidade.