Prefeitura lança sistema avançado de localização

Texto: por Dayane Freitas

Quer conferir a localização de uma escola, de uma unidade de saúde ou de assistência social ou achar uma feira livre e até mesmo uma praia? A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae) e do Departamento de Geoprocessamento, disponibiliza o ?Serra em Mapas? para que a população possa encontrar esses e outros pontos da cidade com mais facilidade pela internet, uma espécie de ?Google Mapas? da prefeitura.

A titular da Seplae, Patrícia Lempê, destacou a importância do sistema lançado para o público recentemente. ?Informações importantes de localização do município estão disponíveis para a população?, disse. A base cartográfica que forma a coleção de mapas da prefeitura da Serra é constituída por um conjunto dos dados geoespacias digitais organizados em um banco de dados.

O acesso do público é feito pelo site da prefeitura da Serra (www.serra.es.gov.br), na aba ?Serra em Mapas?, localizada na parte superior da página principal. Depois, é só clicar no botão verde ?Civitas?, e na página seguinte, no botão verde ?Acesso público?.

Quando o mapa da Serra surgir na tela, é só ir até ?Lista de camadas?, no menu direito superior da tela, e marcar o que precisa encontrar. Por exemplo, se for um posto de saúde, escolha ?equipamento público ? saúde?. Cruzes verdes na tela indicam os equipamentos municipais de saúde. Ao clicar em uma delas, é possível ter mais informações sobre o local, o bairro e o telefone, além da localização no mapa. Já se for marcado ?equipamento público ? educação?, losangos verdes vão indicar as escolas do município. Cada tipo de local tem uma simbologia.

Além dos equipamentos públicos, é possível localizar as ruas da cidade e os limites dos bairros e do município, tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis.