Serra comemora o dia Internacional da Felicidade: O que é felicidade para você?

Felicidade pode ser encontrada no sucesso financeiro próprio ou de uma comunidade, na fé, na valorização de uma cultura.
Serra comemora o dia Internacional da Felicidade: O que é felicidade para você?
TEXTO: Djeisan Lettieri / Jéssica Romanha   FOTO: Divulgação

Serra comemora o dia Internacional da Felicidade: O que é felicidade para você?

O que é felicidade para você? Para alguns a felicidade está em amar e ser amado, para outros em poder fazer boas viagens, ter a mesa farta de alimentos ou ter amigos e alguém para compartilhar bons momentos.

Felicidade pode ser encontrada no sucesso financeiro próprio ou de uma comunidade, na fé, na valorização de uma cultura. Os meios e formas para encontrar a felicidade são diversos, mas, o importante é conquistá-la e comemorar esse sentimento que faz tão bem para a alma e para o coração.

A professora de educação física e funcionária da Secretaria de Saúde da Serra, Aline Perin, é um exemplo de pessoa que está sempre para cima, sorrindo e agitando seus alunos logo pela manhã.

Ela afirma que a prática de atividade física libera hormônios do bem estar, contribuindo para essa sensação de felicidade. Além disso, Aline destaca que o esporte e as demais atividades proporcionam a socialização, benéfica para que as pessoas aprendam com as experiências umas das outras e se fortaleçam.

Para a professora, felicidade é estar bem com aquilo que você tem e é como ser humano, independente, das lágrimas que podem descer no meio do caminho. “Minha profissão é minha paixão, minha válvula de escape. Lidar com pessoas e saber que faço bem para elas me faz feliz”, contou.

 

A psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Serra Catarina Zambon da Silva comenta que na cultura brasileira a felicidade é ligada ao prazer e, sobretudo, a satisfação de necessidades que, na verdade, são construções históricas culturais que passam por ideais de posse, beleza e sucesso.

“Gosto de uma citação do filósofo Espinoza que fala de alegria. E ele diz que "alegria é a passagem para um estado mais potente do próprio ser", portanto a gente pode pensar a busca da felicidade na tentativa de  sermos mais potentes, sendo nós mesmos nossa referência”.

 

 Por que 20 de março é o dia da Felicidade?

A Assembleia-geral da ONU decidiu em Junho de 2012, proclamar o dia 20 de Março como o Dia Internacional da felicidade. “A busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental”, diz a resolução.

A instituição do dia da felicidade era parte de uma campanha diplomática do reino do Butão, país que tem um índice nacional de felicidade bruta, desde 1972, que consiste em analisar não apenas o crescimento econômico, mas, também, os aspectos psicológicos, culturais, ambientais e espirituais da sociedade.

 

Vamos comemorar?

Já fala o ditado popular que felicidade é um estado de espírito, mas segundo especialistas algumas ações podem contribuir para isso. A Prefeitura da Serra dá uma mãozinha nesse sentido, disponibilizando gratuitamente algumas atividades para a população. Confira algumas delas:

Atividades físicas – ginástica localizada, alongamento, exercícios aeróbicos e até pilates de solo são ofertadas por meio do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef). As aulas acontecem entre duas a cinco vezes na semana, e têm contribuído para combater doenças e melhorado o equilíbrio, a flexibilidade e a autoestima dos moradores da Serra. Para participar das aulas, basta que o morador procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para obter informações.

Para a melhor idade - oficina de artes, teatro, dança, musicalização e coral, yoga, ginástica, pilates, vôlei adaptado e hidroginástica são ofertadas para pessoas acima de 60 anos. O objetivo é proporcionar um envelhecimento ativo, saudável e autônomo. São 23 locais em que o pessoal da terceira idade se reúne nos grupos de convivência.

Atendimento aos jovens – no Centro de Atendimento Integrado os jovens podem fazer diversos cursos e oficinas como violão, hip hop, teatro, artesanato, informática, pintura imobiliária, auxiliar de escritório, auxiliar de logística, futebol, canto, dente outras. Esses cursos, além de capacitar o jovem para uma futura profissão, também eleva a autoestima  dos participantes, que saem mais confiantes como a estudante Andressa que talento como escritora e já começou a se movimentar para alcançar o objetivo. “Na vida a gente tem obstáculos, mas não pode abrir mão dos sonhos. Hoje eu tenho uma visão de futuro bem melhor do que tinha antes do curso”, afirma.  

Posse de imóveis garantida – ter a garantia de posse do imóvel traz segurança e felicidade para pessoas que moram em áreas irregulares. Por meio do projeto Portas Abertas mais de três mil famílias terão as escrituras dos locais onde moram gratuitamente até o final de 2017. Além da segurança a posse, essas pessoas podem teracesso a financiamento bancário, podem ter mais crédito no comércio, dentre outros benefícios. 

 

Confira nos anexos as tabelas com os locais de atividades do Proef e dos Grupos de Convívio para Idosos