Serra ganha centro de soluções de conflitos
Serra ganha centro de soluções de conflitos

Texto: por Jéssica Romanha
Durante a cerimônia de inauguração, na tarde desta segunda-feira (18), o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destacou a importância do centro para a cidade ?Com certeza será um lugar que vai contribuir e acrescentar muito à população da Serra. Além de proporcionar mais agilidade aos processos?, completou.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, ressaltou a sua satisfação em inaugurar o 11º Cejusc no município e a parceria que a Prefeitura da Serra possui com o TJES. ?Conciliação é o futuro da justiça do Brasil. Se não buscarmos a mediação e a conciliação não vamos ter condições de resolver os litígios e processos que se acumulam nos tribunais do nosso país?, enfatizou.
A vice-prefeita, Márcia Lamas, também destacou o espaço humanizado do Cejusc. ?Com certeza o futuro da justiça é isso. Audiências de conciliação com espaços diferenciados, que tenham, por exemplo, flores na mesa e brinquedoteca para crianças. Espaço humanizado?, pontuou.
Durante a cerimonia de inauguração estiveram presentes também as secretárias municipais de Educação, Nelci Gazzoni, Planejamento Estratégico, Patrícia Lempê, Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Malini, Assistência Social, Fernanda Dias, o procurador geral adjunto, Flavio Narciso, e demais autoridades públicas.
Sensibilização
Na última sexta-feira, dia 15, foi aplicado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Colina de Laranjeiras, o curso ?Métodos adequados de solução de conflitos: mediação, prática restaurativa e comunicação não violenta?.
Ao todo, 112 servidores de diferentes órgãos estiveram presentes na palestra da magistrada Patrícia Pereira Neves, juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Vila Velha, e coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Espirito Santo.
A programação foi organizada pela Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedu), em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, a 1ª Vara do Juizado da Infância e Juventude da Serra e de Vila Velha e a 1ª Promotoria da Justiça da Infância e Juventude da Serra.