Alerta Comércio: botões já foram distribuídos em dez bairros da Serra

Dispositivo agiliza acionamento da Guarda Civil Municipal em caso de ocorrências

Alerta Comércio: botões já foram distribuídos em dez bairros da Serra


Texto: Daniela Salgado - Foto: Edson Reis

Desde dezembro de 2023, a Secretaria de Defesa Social (Sedes) da Serra iniciou a disponibilização de botões de “Alerta Comércio” para comerciantes do município. Esses botões permitirão uma resposta mais rápida da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra em casos de crimes como assaltos e outros.

Antes de disponibilizar os botões, a Sedes realiza um treinamento para aqueles que utilizarão o dispositivo. A capacitação é realizada pela comandante da GCM Laís Araújo e pelo coordenador da Central de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCOV), agente Mello.

“O protocolo do ‘Alerta Comércio’ é importante para avançar na segurança junto com os comerciantes. Dessa forma, será possível fazer alinhamentos de acordo com os apontamentos que a classe orientar”, pontua o subsecretário de Defesa Social da Serra, Coronel Coutinho.

O treinamento é baseado em importantes tópicos como em quais situações os botões deverão ser utilizados e como manuseá-lo da maneira mais eficaz. É válido reforçar que o botão de alerta não anula os outros canais de comunicação da Guarda Civil Municipal, que são o telefone fixo da Central de Controle Operacional de Videomonitoramento, o (27) 3252-3711, e o WhatsApp (27) 98166-0812.

“O cerco eletrônico é um serviço de inteligência com informações muito completas e o botão alerta vai ser um complemento e um aliado desse sistema. O nosso objetivo é estreitar os laços entre os comerciantes e a segurança pública”, comentou a comandante da GCM, Laís Araújo.

Até o momento, já foram entregues 48 botões do “Alerta Comércio” nos bairros Jacaraípe, Serra Sede, Laranjeiras, Jardim Limoeiro, Eldorado, Nova Almeida, Manguinhos, Feu Rosa, São Domingos e Barcelona.

O “Alerta Comércio” significa uma virada de chave na segurança. Isso porque, com o dispositivo, a Central de Videomonitoramento logo será acionada e as viaturas se deslocarão para atender a ocorrência. E essa agilidade que beneficiará os moradores e contribuirá para as investigações policiais.