Dia da Doação de Leite Humano: doadoras recebem homenagem na Serra
A doação de leite humano tem como objetivo a prevenção e promoção à saúde por meio da garantia do direito ao melhor alimento desde o nascimento
Texto: Amanda Amaral
- Foto: Divulgação/PMS
No domingo (19), se comemora o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano. Em alusão a essa data importante, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) faz uma homenagem às doadoras que já são cadastradas no local.
As doadoras o receber em suas casas, ao entregarem sua doação, uma lembrança sobre a importância do ato. O mimo é um chaveiro artesanal com uma pérola - que é vista como símbolo de feminilidade e pureza.
Esta iniciativa acontece até sexta-feira (17), e se repete na outra semana, do dia 20 a 24 de maio.
Nos dias 20 e 21, às 14 horas, haverá ainda entrega de brindes e panfletos sobre o tema para as mamães que estão no HMMI e acabaram de ganhar seus bebês. A ideia é esclarecer sobre a importância da doação de leite materno e sobre como se tornar uma doadora.
A doação de leite tem como objetivo a prevenção e promoção à saúde por meio da garantia do direito ao melhor alimento desde o nascimento, e contribui para o aumento dos índices de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e para a amamentação continuada até dois anos ou mais.
Sobre o Banco de Leite Humano
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Municipal Materno Infantil foi inaugurado em fevereiro de 2024 e é o primeiro mantido com recursos municipais no Espírito Santo e o primeiro do município da Serra.
Funciona das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com agendamento pelo telefone (27) 3500-1500.
O Banco de Leite coleta e processa leite humano pasteurizado com qualidade certificada para bebês prematuros e de baixo peso. Também apoia o aleitamento materno orientando as mulheres que apresentam dificuldade ao amamentar.
O BLH realiza ainda a captação domiciliar. A partir das orientações da equipe do Banco, a doadora faz a coleta e uma equipe com veículo da Prefeitura da Serra busca o leite coletado na sua residência.
O espaço funciona de acordo com as normas técnicas e orientações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH-BR), criada pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz.