Casa da Rosa e Praça das Dálias são entregues nesta sexta (24)

Praça de número 100 é entregue

Casa da Rosa e Praça das Dálias são entregues nesta sexta (24)


Texto: Mariana Santos - Foto: Guilherme Destefani

As mulheres serranas agora vão ter uma nova oportunidade de empreender. A Prefeitura Municipal da Serra inaugurou, nesta sexta-feira (24), a Casa da Mulher Empreendedora, também conhecida como Casa da Rosa, no bairro Feu Rosa. Além disso, uma praça toda revitalizada também foi inaugurada. 

Estiveram na entrega o prefeito Sergio Vidigal, o coordenador de governo, Weverson Meireles, vereadores e secretários

O valor do investimento das obras foi de R$ 3.275.609,71. O espaço da Casa da Rosa é dedicado a todas as mulheres que desejam transformar seus sonhos em realidade, oferecendo capacitação e orientação para que possam empreender com conhecimento e alcançar o sucesso. 

“É sempre um prazer especial quando a gente faz as entregas à nossa população, e hoje, especificamente, estamos aqui em Feu Rosa. Tudo na vida tem uma história, e o que eu tenho pela Serra, o que eu tenho por Feu Rosa é uma história construída ao longo de uma vida. Então, eu me sinto muito à vontade, eu uso o que está dentro do meu coração para falar aquilo que eu vivi e vivo com as nossas comunidades”, disse o prefeito da Serra, Sergio Vidigal. 

A Casa da Rosa será gerida pela equipe da Secretaria de Política para Mulheres (Seppom) e soma-se a outras iniciativas já ofertadas com o objetivo de dar autonomia econômica, social e pessoal às mulheres atendidas nos demais serviços oferecidos, todos voltados ao empoderamento feminino.

O local também vai promover ações e cursos que contribuam para a autonomia econômica das mulheres serranas. Isso será feito através de rodas de conversas, fomento ao empreendedorismo, fortalecimento da economia solidária local, criativa e produtiva.

“Os nossos espaços públicos são belos, agradáveis, aconchegantes e essa casa traz tudo isso para nossa comunidade porque o nosso povo merece”, comentou Lilian Mota, secretária de Política Públicas para as Mulheres. 

A edificação existente na praça, que agora será a Casa da Mulher Empreendedora - Casa da Rosa, foi ampliada e totalmente reformada. As obras transformaram o espaço com:

- Sala Administrativa; Podcast; Área de Serviço; Copa; Dois banheiros com acessibilidade; Ampla cozinha para cursos de culinária; Sala de costura; Sala de informática e amplo salão multiuso.
- Além disso, foi realizada a troca de todos os revestimentos de piso e parede, novas esquadrias de vidro com grades, iluminação embutida de led, climatização em todos os ambientes, troca de toda cobertura e pinturas em geral.

Praça das Dálias

A praça será entregue totalmente revitalizada e pronta para que os moradores possam usufruir. Graças ao programa "Minha Praça é Massa" e ao empenho da comunidade por meio do Orçamento Participativo, a praça foi completamente revitalizada. 

Weverson Meireles, coordenador de Governo, também comentou sobre a entrega. “Nós estamos comemorando a nossa praça de número 100 e só quem mora na comunidade sabe da importância de um espaço de lazer, para empreendedorismo da nossa cidade, da geração e distribuição de renda. Essa é a representação das nossas praças. E essa vem com a cereja do bolo: a nossa Casa da Rosa. Casa da Rosa feita, construída, sonhada no coração de Sueli Vidigal, executada pelas mãos do nosso prefeito Sérgio Vidigal, exaltando a importância do empreendedorismo através das nossas mulheres serranas”, falou ele. 

No local, ocorram as seguintes intervenções: 

- Troca de toda pavimentação para concreto;
- ⁠Nova iluminação em LED;
- A quadra foi totalmente revitalizada com pintura do piso, troca do alambrado e instalação de traves e redes;
- ⁠Instalação de parquinho com brinquedos novos e piso emborrachado; Instalação de academia popular; Instalação de mesas para jogos; ⁠Instalação de novos bancos;
- Além disso, a praça recebeu pinturas em geral, paisagismo, calçada cidadã com acessibilidade, bebedouro, incluindo bebedouro pet  e Wi-Fi.

Hugo Ferreira, morador do bairro há 47 anos, disse que nunca viu a praça tão bonita como está agora. “Ficou lindo, vai atender muito bem a comunidade e vai dar para fazer atividades. Está todo mundo elogiando, agora é conservar uma coisa bonita dessa”, falou.